13/09/2021 às 10h10min - Atualizada em 13/09/2021 às 10h10min

​Dengue é assunto de pauta no gabinete do prefeito Germano

Assessoria/ JCN
Divulgação
Na tarde desta sexta-feira (10), o Prefeito, Luiz H. Germano de Siqueira Campos e o Vice, Paulo Leite, receberam no gabinete uma equipe da vigilância sanitária e epidemiológica, da secretaria de saúde e do departamento de meio ambiente, para discutir ações contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. 
O motivo da reunião foi sobre o índice de infestação do mosquito, que atualmente está altamente elevado, sendo detectado focos em todos os bairros do município. 
Neste ano, tivemos 4 pessoas confirmadas que ficaram enfermas em decorrência de dengue. A vigilância informou que, ao todo em meio à pandemia contra o COVID-19, já foram realizadas 21 notificações decorrentes de focos do mosquito.
Conhecido popularmente como mosquito da dengue, ele é responsável por transmitir outras doenças, como a febre amarela, febre chikungunya e zika. A principal característica dessa espécie é o corpo de coloração preta com a presença de listras e manchas brancas. Trata-se de um mosquito doméstico e de hábitos diurnos, que depende de água limpa e parada para colocar seus ovos
Controle do mosquito da dengue: os principais cuidados
Para eliminar o mosquito da dengue, é preciso informar e conscientizar a população sobre uma série de cuidados que podem ser tomados.
1. Prevenir a picada, mas focar na eliminação dos mosquitos
Medidas preventivas, como o uso de repelentes e mosquiteiros ou telas de proteção em portas e janelas, são eficientes para evitar a picada e a contaminação. Porém, o ideal é eliminar a origem do problema: os mosquitos. Para isso, é necessário inibir o crescimento desses insetos, eliminando os criadouros e realizando o controle dos adultos.
2. Aderir aos cuidados dentro de casa
A maioria dos cuidados que devem ser tomados dentro de casa para evitar a proliferação do Aedes aegypti envolve atenção aos objetos que podem acumular água. Esses locais costumam ser escolhidos pelos mosquitos para depositar ovos e reproduzir. Assim, é preciso: fechar muito bem as lixeiras e qualquer possível depósito de água, como potes, tambores, filtros, tanques e caixas d’água, pois o mosquito é bem pequeno e uma mínima fresta já é suficiente para que ele consiga colocar ovos; preencher os pratos de vasos de plantas com areia ou lavá-los semanalmente com o auxílio de bucha e sabão para eliminar os ovos do mosquito por completo; lavar os bebedouros de animais domésticos com esponja e trocar a água pelo menos uma vez por semana.
3. Dar atenção aos cuidados na área externa
Nas partes externas da casa, também é preciso seguir algumas recomendações, como: cobrir piscinas e manter a água sempre tratada. Deixar a lona bem esticada para evitar a formação de poças d’água; limpar ralos e canaletas externas;
destinar pneus inutilizados à equipe de limpeza pública ou armazená-los em local protegido da chuva; manter as calhas e lajes sempre limpas; guardar garrafas vazias sempre viradas de boca para baixo; eliminar a água acumulada em plantas como bromélia, babosa e espada de São Jorge.
4. Realizar o correto acondicionamento e descarte do lixo
Descartar e dar o destino adequado ao lixo faz parte dos cuidados para evitar os casos de dengue. Isso também contribui para que eles não sejam jogados em rios ou nas ruas, o que pode causar o surgimento de ratos e o entupimento de bueiros. Então, lembre-se de: não jogar lixo em terrenos baldios; manter o lixo tampado e seco até seu recolhimento; tampar as garrafas antes de colocá-las no lixo;
separar tudo que possa acumular água, como copos descartáveis, garrafas, latas e embalagens plásticas, e fechá-los bem em sacos plásticos antes de colocar no lixo.
5. Buscar o auxílio de um profissional controlador de pragas
Os controladores de pragas são pessoas qualificadas que podem efetuar o tratamento ideal para o seu espaço. Ter um profissional cuidando da aplicação de inseticidas evita que haja intoxicações e reinfestações no ambiente, além de ser a melhor maneira de evitar a exposição a riscos de saúde, assegurando ainda mais o bem-estar da sua família e funcionários.
Com ações simples, é possível acabar com o mosquito da dengue e evitar uma epidemia de diversas doenças que podem ser transmitidas por esse inseto. Faça a sua parte! 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »