27/10/2017 às 16h37min - Atualizada em 27/10/2017 às 16h37min

Levantamento do JCN aponta os trechos com maior reincidência em acidentes em Siqueira Campos

As rodovias que cortam Siqueira Campos são extremamente perigosas, com a retirada das lombadas de alguns pontos, o risco aumentou.

Siqueira Campos
Trecho que liga o Bairro Água Verde ao Jardim Planalto em Siqueira Campos
Tendo em vista os índices de acidentes nas rodovias que cortam a cidade de Siqueira Campos, o Jornal Correio do Norte fez um levantamento sobre as áreas com maior número de acidentes registrados.
A estrada que liga Siqueira Campos a Tomazina, mais exatamente na saída da estrada de terra que dá acesso à rodovia PR 272, vem se tornando palco de constantes acidentes. A entrada conhecida como a do “motocross” por  contornar a pista de treinamento, dá acesso vários bairros populosos e muitos trabalhadores usam como principal entrada, mas sem sinalização, ou redutor de velocidade, os acidente ocorrem com frequência. 
Os motorista e motociclistas se aventuram todos os dias tanto na entrada quanto saída da “Estrada do Motocross”. Nos horários de pico, ou seja, hora da entrada e saída das fábricas o perigo aumenta, há trabalhadores que estão atrasando a saída do trabalho para não pegar transito e assim diminuir os riscos de acidente.
 O local também chama a atenção devido ao excesso de velocidade com que os motoristas e motociclistas transitam pela via.
Recentemente o JCN publicou uma matéria referente à retirada da lombada física, na Rodovia PR 092,  que eram localizada no trevo secundário (próximo a Construnorte),  que da acesso a cidade dos dois lados, após questionamentos e repercussão da matéria, segundo o gerente responsável - Engenheiro Aurélio Fortes Neto do Escritório Regional do DER do Norte Pioneiro, o DER instalou no local um radar que substitui a lombada física. “A lombada que foi retirada em Siqueira Campos será substituída por uma lombada eletrônica permitindo a velocidade máxima de 60KM”, disse o engenheiro.
A justificativa para substituição da lombada é de que existe uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN indicando que vias onde passam mais de cinco mil veículos diariamente, inclusive veículos pesados é necessária à colocação de lombadas eletrônicas, pois as físicas não suportam o peso de veículos e a intensidade de fluxo. Mesmo com o radar há fortes reclamações, já que a velocidade aumentou, pois era de máxima de 40 km/h e agora é 60km/h. A  solução seria uma lombada eletrônica com velocidade máxima de 40 km/h ou semáforo. 
 
Outros problemas
Outro problema parecido acontece no trevo principal que dá acesso à Siqueira Campos, onde foi retirada outra lombada física, local de grande fluxo de veículos e pedestres. Tendo em vista que a resolução do CONTRAN diz que lombadas físicas não suportam peso de determinados veículos, então é conveniente que outra lombada eletrônica seja colocada no local. Lombadas eletrônicas são dispositivos usados no trânsito  com o propósito de controlar a velocidade do tráfego. Possui funcionamento igual ao dos radares.
Outro problema que está gerando polêmica entre os motoristas que utilizam a PR092, principalmente do trecho que passa pela cidade de Siqueira Campos, está relacionado à elevação entre a pista e o acostamento que não estão uniformes dificultando a saída da pista, pois com a altura que dá uma diferença considerável oferece riscos de acidente de transito.
 Uma das entrevistadas citou que quase perdeu o controle de sua caminhonete devido à altura da pista em relação ao acostamento. “ Ficou complicado, eu fui sair da pista para entrar no posto de combustível e quase rodei com meu carro devido à altura que está a pista”, desabafou.
A diferença entre a pista e o acostamento é de aproximadamente 10 centímetros.
Até o fechamento desta matéria não conseguimos entrar em contato com o DER para explicar sobre a retirada da lombada e diferença na altura entre a pista e o acostamento. 

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