30/07/2021 às 13h52min - Atualizada em 30/07/2021 às 13h51min

Presidente do COI elogia Simone Biles: “Ela admitiu ter problemas, só por isso já é corajosa”

AFP - jornalcn.com.br
Gazeta Esportiva
Loic Vensnce

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, descreveu Simone Biles como "corajosa” em Tóquio, depois que a ginasta americana se retirou da final por equipes e desistiu da disputa do individual geral.

"Por um lado, ela admitiu ter problemas, só por isso já é corajosa. E, ao mesmo tempo, aplaudiu suas companheiras e esteve presente para apoiar aquela que a sucederia no restante da disputa no concurso geral", declarou Bach, em um encontro com agências de notícias.

"Quem há um ano teria admitido ter problemas de saúde mental? São grandes qualidades humanas", acrescentou.

Na última terça-feira, Biles retirou-se da competição geral por equipes devido à grande pressão que precisava administrar. Um dia depois, ela desistiu da defesa do título olímpico do individual geral programada para esta última quinta-feira.

Durante a final do “all-around” ela marcou presença nas arquibancadas para apoiar as americanas e parabenizar sua compatriota Sunisa Lee, que levou a medalha de ouro. Nesta sexta-feira, a superestrela afirmou que tem dificuldades "literalmente em cada aparelho", o que aumenta as dúvidas sobre seu retorno.

Além das dificuldades psicológicas, Biles citou o que as ginastas chamam de "twisties", uma perda da consciência total do espaço, situação que às vezes se agrava com o estresse e que pode colocar as atletas em perigo.

"Para os que dizem que desisti, eu não desisti. Não desisti, minha mente e corpo simplesmente não estão em sincronia, como vocês podem ver aqui", disse a ginasta.

"Tive a oportunidade de trocar algumas palavras com ela depois da competição por equipes. Admiro sua maneira de lidar com a situação", acrescentou o presidente do COI.

De maneira mais geral, Bach falou sobre os problemas de saúde mental que afetam os atletas de ponta. Além de Simone Biles, várias estrelas revelaram seus problemas psicológicos, como a tenista japonesa Naomi Osaka.

"A saúde mental é um grande desafio durante esta pandemia e não apenas nos esportes. Somos confrontados com dois fatores, o desafio da pandemia e a pressão dos atletas. Devemos fazer todo o possível com os atletas e organizações esportivas nacionais nos países para ajudá-los", comentou.

"Temos conversado com associações e tentamos pressionar os governos a explicarem a importância do esporte na saúde física e mental", concluiu Bach.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »