29/07/2021 às 11h10min - Atualizada em 29/07/2021 às 11h10min

​Vereadora Luciane Alves defende criação de Museu Histórico de Jacarezinho

Assessoria
Divulgação
Na última, segunda-feira, reuniram-se com os representantes da Universidade Estadual do Norte o Paraná – UENP, James Rios de Oliveira Santos - Diretor de Cultura da UENP e Tiago Angelo - Assessor de Comunicação da UENP. A instituição já recebeu a transferência departe do acervo, o encontro se deu para alinharem a viabilidade de execução de criação do Museu Histórico. Participaram da reunião, para acompanhar a proposta de projeto e parceria o diretor geral educação e cultura Rafael Barbosa e Cleiton, que representavam o Prefeito Marcelo Palhares. A vereadora Luciane Alves busca fortalecer a discussão para criação desse que reuniria a história de Jacarezinho.
Após, a veiculação, nas redes sociais, do advogado Dr. Celso Rossi, referente ao seu interesse em doar seu acervo de documentos, fotos e livros, a parlamentar reuniu-se com o mesmo para articularem a possibilidade de contarmos com um espaço para a população Jacarezinhense
O museu seria responsável por reunir, catalogar, conservar, estudar, registrar, arquivar, interpretar e expor objetos que representem momentos históricos do município. Importante nesse processo a construção do acervo digital, no qual seria catalogado em mídias, fotografias e vídeos, documentos e/ou qualquer forma de registro que contribua para a preservação, divulgação e valorização da história da cidade.
A vereadora Luciane reafirma a necessidade de preservar a história de Jacarezinho, “Precisamos sempre celebrar as nossas raízes e um museu marcaria o início de um novo tempo na cidade visando, de modo especial, pois levaríamos a nossa população, especialmente as nossas crianças, a divulgação de informações da nossa origem. Por isso é importância da criação do museu municipal.
Ao finalizar a parlamentar parabenizou ao Dr. Celso Rossi, pelo amor e cuidado com a história da nossa cidade, “Precisamos conservar todos os registros sempre, e o Dr. Celso sempre foi brilhante e cuidadoso, podemos partir de um projeto inovador de museu graças ao amor dele por Jacarezinho, que ao longo da sua vida foi preservando todo esse material. Colocar esse tesouro num espaço aberto ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento será grandioso”, ressaltou.
Na próxima segunda-feira, 02, a vereadora participará de nova reunião com o departamento de Cultura e Comunicação da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »