29/07/2021 às 11h01min - Atualizada em 29/07/2021 às 11h01min

​Cuidados com o quintal podem afastar o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya

A administração municipal pede que os moradores fiquem atentos e, em casos de denúncia devem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica

JCN
Divulgação
A prefeitura de Siqueira Campos faz um alerta aos munícipes em relação aos cuidados com o quintal, já que pode haver criadouros para o mosquito da dengue.
 É preciso fazer uma vistoria no quintal das casas e o cuidado deve ser redobrado com os pratos dos vasos das plantas, objetos que possam acumular água espalhados pelo quintal e também com o descarte do lixo: garrafas destampadas viradas para cima ou outros objetos também podem criar focos do mosquito. 
Para denunciar possíveis focos ligue para a Vigilância Epidemiológica: 3571-3114.
A Dengue e a Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores no corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. Já a Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele e coceira no corpo.
Dengue
O primeiro sintoma da Dengue é a febre alta, entre 39° e 40°C. Tem início repentino e geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos.
Chikungunya
Apresenta sintomas como febre alta, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça e exantema (erupção na pele). Os sinais costumam durar de 3 a 10 dias.
Zika
Tem como principal sintoma o exantema (erupção na pele) com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), olhos vermelhos sem secreção ou coceira, dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. Normalmente os sintomas desaparecem após 3 a 7 dias.
Perigos e Complicações
Dengue
A principal complicação é a desidratação grave, que ocorre sem a pessoa perceber. Por isso, é importante tomar bastante líquido quando a pessoa estiver com Dengue.
Chikungunya
A principal complicação é a permanência, por longo tempo, das dores e inchaço nas articulações, às vezes impedindo as pessoas de retornarem às suas atividades.
Zika
As complicações mais observadas têm sido as manifestações neurológicas como paralisia facial e fraqueza nas pernas, a exemplo do desenvolvimento da Síndrome de Guillain-Barré.
Tratamento
Os sintomas podem ser parecidos, mas o tratamento é diferente para cada doença. Vá ao posto de saúde se estiver com os sintomas. Evite a automedicação.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »