14/06/2021 às 14h38min - Atualizada em 14/06/2021 às 14h35min

Prefeitura de W. Braz e Sebrae buscam soluções para compras locais

Objetivo é injetar boa parte dos valores aplicados em compras públicas da prefeitura em empresas do próprio município

- jornalcn.com.br
ALEIXO COMUNICAÇÃO
Divulgação
Restabelecer um diálogo mais próximo com os empreendedores locais para aproximar poder público e fornecedores/prestadores de serviços. Este é o processo que a prefeitura de Wenceslau Braz, com apoio e orientação do Sebrae/PR, começa a colocar em prática. O objetivo é, a médio prazo, ter um importante valor das compras públicas destinado a essas empresas locais como consequência deste estreitamento da relação entre as partes. 
Até o último levantamento realizado, referente ao ano de 2018, apenas 39% do que a prefeitura adquiriu através de compras públicas foi de empresas de Wenceslau Braz. A média em anos anteriores está igualmente neste patamar. 
Como anualmente a prefeitura faz compras públicas que variam entre R$ 12 milhões a R$ 15 milhões, ter o aumento de valores destinados a empresas brazenses vai significar que recursos muito significativos perante a realidade da economia local circulem dentro do município. 
Para isso, porém, é necessário todo um planejamento da prefeitura e a preparação dos empreendedores locais para a participação em licitações – que é justamente onde entra o Sebrae/PR, oferecendo apoio ao poder público para realizar este planejamento e apoiando a capacitação dos negócios locais. 
De acordo com Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR, a iniciativa tem um potencial muito grande em melhorar a economia dos municípios que aderem ao programa. “É um processo que nem sempre é rápido, mas é muito promissor e que estamos desenvolvendo em diferentes municípios. Wenceslau Braz é um deles e com grande potencial de ter empreendedores locais fornecendo produtos e serviços ao município em um percentual maior que o atual”, avalia. 
“Claro que para chegarmos nisso vamos precisar de todo um planejamento dos setores da prefeitura que trabalham com compras e licitações, além das secretarias. Fazemos a capacitação dos fornecedores para a participação dos pregões, também contando com apoio da associação comercial na hora de fazer o cadastro das empresas e desta forma criamos um ambiente que seja favorável para a empresa local ser fornecedora da prefeitura”, completa Odemir. 
De acordo com o prefeito de Wenceslau Braz, Atahyde Ferreira dos Santos Júnior, o Taidinho, é necessário fazer um resgate dos micro e pequenos empresários para a circulação dos valores das licitações girar internamente. “Estamos buscando soluções para as compras públicas terem maior participação das nossas empresas, daqui de Wenceslau Braz, porque acreditamos que é um dos projetos que podem mudar o poder da economia local, que vem sendo muito afetada pela pandemia, mas que com as compras públicas poderemos transformar essa realidade e com benefícios diretos a todos”, pontua.
“A participação do Comitê Gestor Municipal pode acelerar esse projeto com suas principais diretrizes e ações. Com o trabalho da secretaria municipal de Indústria e Comércio e Sala do Empreendedor vamos fazer um trabalho de assessoria a esses fornecedores de forma a facilitar a participação deles nas licitações”, garante o secretário municipal de Indústria e Comércio, Fabio Machado de Almeida.

LEGENDA:
Sebrae e prefeitura de Wenceslau Braz têm parceria para fortalecer empresas locais

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »