02/06/2021 às 16h03min - Atualizada em 02/06/2021 às 16h01min

Compras locais é esperança de Ribeirão Claro mudar realidade de empresários

Com apoio do Sebrae, prefeitura quer aumentar significativamente valores destinados a empresas locais nas licitações

Redação - jornalcn.com.br
ALEIXO COMUNICAÇÃO
Divulgação
Tratamento diferenciado aos empresários do município com a consequente geração de emprego e renda. Esta é a visão da prefeitura de Ribeirão Claro, que, com apoio do Sebrae/PR vai implantar o Programa de Compras Públicas com o claro objetivo de transformar a realidade das empresas e também da economia local, de forma geral. 
Isso porque nos últimos anos mais de 70% de tudo que a prefeitura de Ribeirão Claro compra vem de empresas de outros municípios. Para se ter uma ideia, em 2018 foram mais de R$ 20 milhões gastos pelo município em compras públicas. Deste montante, R$ 16 milhões acabaram com empresas de fora, que foram as vencedoras dos processos licitatórios. 
Reverter este quadro representaria que milhões de reais podem passar a ser injetados ano a ano em empresas locais, que, com todo este aporte, poderão gerar muitos mais empregos e também muito mais tributos à própria prefeitura. 
E é justamente a esperança desta transformação na realidade empresarial e econômica que motiva a gestão municipal de Ribeirão Claro e o Sebrae a implantaram o programa, que visa dar planejamento a prefeitura e capacitação para empresários, comerciantes e prestadores de serviço locais a participarem – e vencerem – as licitações. 
“Precisamos mudar essa realidade. Através da Sala do Empreendedor da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, estaremos cadastrando fornecedores para participarem dos processos licitatórios e contratações, também oportunizando aos interessados a legalização e seu negócio, de forma rápida e desburocratizada”, pontua o prefeito de Ribeirão Claro, João Carlos Bonato. 
“Esta é uma ação do Programa de Compras Governamentais, que estamos criando em nossa gestão, que consta em nosso Plano de Governo para dar tratamento diferenciado aos negócios locais e manter os recursos na cidade e que vai beneficiar centenas de famílias com oportunidade de ampliação dos negócios ou oportunidade de emprego”, completa o gestor municipal. 
De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, o projeto oferece grande potencial para Ribeirão Claro. “Vamos trabalhar no sentido de organizar a prefeitura e principalmente organizar a parte empresarial para que possa oferecer os produtos e serviços que o município precisa, estando legalmente aptos a vencer as licitações. A gente projeta que possa sair da casa dos atuais 30% de compras públicas que ficam em Ribeirão Claro e dentro de um período relativamente curto saltar para 50%, o que já seria um valor importante direcionado para a economia local”. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »