24/10/2017 às 10h00min - Atualizada em 24/10/2017 às 10h00min

Cinco dicas para potencializar a ação do hidratante na pele

Dermatologistas dizem como aproveitar ao máximo a ação hidratante dos cosméticos

revistamarieclaire.globo.com
Hidratar a pele é uma etapa fundamental na rotina de beleza. Nos dias frios, a cútis tende a ficar mais ressecada e até mesmo mais sensível com descamação e vermelhidão. Por isso, é preciso redobrar a hidratação neste período. Consultamos três dermatologistas que dão dicas fáceis como potencializar ao máximo a ação hidratante dos cremes e séruns hidratantes.
 
Mas, antes de hidratar, Jardis Volpe, dermatologista de São Paulo, diz que a pele deve ser limpa com sabonetes com extratos naturais e tônicos adequados ao tipo de pele. "A pele suja e com impurezas dificulta a ação hidratante dos cremes”, explica. A seguir, tome nota das dicas!
 
1. Massageie a pele com o hidratante
“Quanto mais houver a fricção do hidratante no contato com a pele, maior é a penetração”, diz a dermatologista Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). “Então, para otimizar o uso e a absorção do produto é necessário fazer movimentos circulares massageando", explica. "A pele é impermeável, ela serve de proteção para o nosso organismo, então tudo que é aplicado sobre a pele tem pouca penetração, portanto quanto mais fricção a massagem tiver, maior será o aproveitamento do produto”, completa.
 
2. Esfolie a pele
Pelo menos uma vez por semana, os esfoliantes devem ser usados. “Eles ajudam a retirar células mortas e facilitam a penetração dos ativos presentes nos cremes. Ao esfoliar, removemos o estrato córneo, retirando células mortas e detritos, sebo e resíduos que muitas vezes ficam mais aderidos à superfície cutânea”, afirma a dermatologista Claudia Marçal, membro da SBD. “O esfoliante vai fazer a renovação do estrato córneo e deixar a pele mais fina e macia, mais receptiva para uma hidratação”, acrescenta. Esfoliantes naturais, como o Rice Exfoliator, da Under Skin, que é feito à base de sílica de arroz, são mais suaves e melhores para uso no inverno.
 

A melhor hora para aplicar o hidratante é após o banho (Foto: Thinkstock)

A melhor hora para aplicar o hidratante é após o banho (Foto: Thinkstock)


A melhor hora para aplicar o hidratante é após o banho (Foto: Thinkstock)
 
3. Aplique o hidratante após o banho
O melhor período para aproveitar ao máximo o efeito de um hidratante é após o banho. “Com a pele úmida, os poros têm maior capacidade de absorver os ativos do produto”, afirma Jardis Volpe. Mas com relação aos banhos, cabe um alerta: evitar água muito quente para não desidratar mais a pele e perder o efeito hidratante dos cosméticos.
 
4. Fique de olho nos rótulos: escolha produtos com nanotecnologia
Os nanovetores são partículas muito pequenas que garantem permeação maior, já que a pele absorve mais. “Com a nanotecnologia, temos certeza de que o que está sendo usado na pele não para na superfície, sem promover nenhum efeito de regeneração”, afirma Jardis Volpe.
 
5. Abuse das máscaras
Máscaras hidratantes podem ser usadas uma vez por semana. “Em uma máscara, a concentração dos princípios ativos é superior a de cremes de uso diário, além de penetrar mais eficientemente na pele e, com isso, promover retenção hídrica, devolver a umidade natural e melhorar a função de barreira. Isso potencializa a ação de hidratação”, afirma Jardis Volpe.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »