12/05/2021 às 11h21min - Atualizada em 12/05/2021 às 11h21min

Siqueira Campos dá início a campanha “Maio Laranja”

O mês é dedicado ao combate do abuso sexual contra crianças e adolescentes

JCN
Divulgação
Foi realizada a abertura no Maio Laranja em Siqueira Campos. Esse mês é conhecido pela prevenção ao abuso sexual infantil. Os conselheiros tutelares representado pela coordenadora Maria Inês, pelos conselheiros Rafael e Roberta, junto com a diretora do Departamento Social, o prefeito Luiz Henrique Germano e o vice prefeito, Paulo Leite, ressaltaram a importância dessa campanha, já que quase diariamente é registrado casos de violência contra crianças e adolescentes.
 
Dia 18 de maio é o dia Nacional do Enfrentamento contra a Violência, e por isso convoca toda a sociedade a fazer parte dessa campanha, ao saber que criança e adolescente sofre qualquer tipo de violência denuncie, temos vários canais de denúncia inclusive o disque 100. O slogam da campanha é “FAÇA BONITO ESSA LUTA É DE TODOS NÓS”
 
ORIGEM DO DIA 18 DE MAIO
 
 No dia 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, a menina Araceli Cabrera  foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, que apareceu seis dias depois, foi desfigurado por ácido. Os agressores de Araceli ficaram impunes. Este fato divulgado pela mídia chocou toda a nação, ficando conhecido como "Caso Araceli". Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa Violência, foi criado O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse dia foi instituído em 2000, pela Lei Federal nº 9970/00.
 
VIOLÊNCIA SEXUAL
 
 A violência sexual é expressa de duas formas - abuso sexual e exploração sexual – compreendida como todo ato, de qualquer natureza, atentatório ao direito humano ao desenvolvimento sexual da criança e do adolescente, praticado por agente em situação de poder e de desenvolvimento sexual desigual em relação às crianças e adolescentes vítimas.
 
Todos nós adultos somos responsáveis pela proteção de nossas crianças e adolescentes.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »