13/06/2017 às 20h12min - Atualizada em 13/06/2017 às 20h12min

Paraná participa de projeto piloto que avisa população sobre desastres por meio de mensagens no celular

Nesta fase do projeto, cinco cidades foram contempladas por apresentarem histórico de desastres naturais mais acentuado do que outros municípios

Marcia Santos
Divulgação
Cinco municípios paranaenses (Prudentópolis, Santo Antonio do Sudoeste, Querência do Norte, Salto do Lontra e Rondon) participam de um projeto desenvolvido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) e os moradores poderão receber mensagens de texto no celular (independente da operadora utilizada) com avisos sobre possíveis desastres e orientações de como se proteger. Para participar, o cidadão deve enviar uma mensagem com o CEP de sua residência para o telefone 40199. O serviço não tem custos para os usuários.
De acordo com a auxiliar de Relações Públicas da Defesa Civil, soldado Caroline Pompeu da Silveira, o cadastramento inicia-se nesta terça-feira (13/06) e cada morador das cidades escolhidas receberá uma mensagem por SMS convidando para participar do projeto.
“O cidadão deve responder a mensagem com o CEP de sua casa e automaticamente estará incluída na lista de contatos. A pessoa pode também cadastrar vários CEPs em uma única mensagem. Não há custos para os usuários e está disponível para todas as operadoras de telefone celular. Caso a pessoa opte por não responder a mensagem, ela não receberá os alertas da Defesa Civil”, explicou.
Nesta fase do projeto, cinco cidades foram contempladas por apresentarem histórico de desastres naturais mais acentuado do que outros municípios, no caso Prudentópolis, Santo Antônio do Sudoeste, Querência do Norte, Salto do Lontra e Rondon. De acordo com a soldado Pompeu, a previsão de ampliação do serviço é para agosto deste ano.
A iniciativa é da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) em parceria com as operadoras telefônicas, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) com o intuito de prestar informações e amparo para as pessoas na iminência de desastres naturais, situações de emergência ou de calamidade pública.
No Paraná, uma equipe que atua 24 horas monitorando todos os municípios enviará um alerta a todos os contatos cadastrados informando a situação e repassando orientações e atitudes para os cidadãos evitarem serem surpreendidos. “Esse aparato tecnológico vai evitar que pessoas fiquem desamparadas e possibilitar um tempo para que possam adotar as medidas preventivas, inclusive de salvar pertences e móveis”, acrescentou a soldado Pompeu.
COMO CADASTRAR – O cidadão deve enviar uma mensagem para o número 40199 com o CEP de sua residência. O número deve ser enviado com os oito algarismos, com/sem hífen ou com/sem ponto. Depois, receberá uma mensagem com a seguinte informação: "Cadastro realizado com sucesso. O celular está apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199".
Para sanar dúvidas ou obter mais informações, o cidadão pode consultar o site www.defesacivil.pr.gov.br.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »