19/10/2017 às 15h32min - Atualizada em 19/10/2017 às 15h32min

Entenda os diferentes tipos de conjuntivite

A grande diferença entre conjuntivite infecciosa e alergia ocular é a coceira.

g1.globo.com
A saúde dos olhos foi o tema do Bem Estar desta quinta-feira (19). Como diferenciar uma alergia nos olhos de uma conjuntivite? Convidamos o oftalmologista Emerson Castro e o alergista e imunologista Herberto José Chong Neto para falar sobre o assunto.
 
A grande diferença entre conjuntivite infecciosa e alérgica é a coceira. Enquanto a coceira é o maior sintoma da alérgica, na conjuntivite infecciosa ela não é tão presente. A conjuntivite alérgica sempre se manifesta em pessoas que já apresentam algum tipo de alergia, como respiratória. A conjuntivite infecciosa é contagiosa e pode durar até três semanas.
 
E como diferenciar a conjuntivite? A bacteriana tem uma duração mais curta se for tratada corretamente. Os olhos ficam vermelhos e é bem comum sentir os olhos “purgando”, acordar com os cílios grudados e pegajosos. A transmissão se dá pelo contato manual e contaminação de objetos e o tratamento é feito com uso de colírios com antibióticos específicos. Também é importante lavar bem os olhos várias vezes ao dia com agua filtrada ou soro fisiológico.
 
Já a conjuntivite viral dura em média sete dias, mas pode chegar até 15 ou mais, dependendo do caso. Ela é altamente contagiosa, causa fotofobia e sensação intensa de corpo estranho. Dependendo do vírus pode apresentar sintomas semelhantes aos da gripe. O tratamento é feito com lágrimas artificiais e compressas com água filtrada ou soro fisiológico. Quando há complicações, o tratamento é feito com uso de corticoides ou colírios associados com antibióticos.
 
A conjuntivite alérgica tem como principal sintoma a coceira. A coceira é intensa e recomenda-se evitar coçar os olhos, pois o atrito pode causar traumas e até levar a deficiência da visão. Dependendo do caso, é indicado o uso de antialérgico e lavar os olhos com lágrimas artificiais.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »