04/03/2021 às 12h47min - Atualizada em 04/03/2021 às 12h44min

Adiada votação da MP que amplia margem do consignado de aposentados

A medida eleva o percentual de 35% para 40% do valor do benefício

Eduardo Piovesan - jornalcn.com.br
Agência Câmara Notícias
Pablo Valadares

A Câmara dos Deputados adiou novamente a votação da Medida Provisória 1006/20, que amplia a margem de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A MP está na pauta da sessão que se realiza neste momento no Plenário, mas ainda não há acordo.

O texto da MP eleva o percentual de 35% para 40% do valor do benefício, dos quais 5 pontos percentuais devem ser destinados para saque ou pagamento da fatura do cartão de crédito.

Na presidência dos trabalhos, ontem à noite, o 1º vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), disse que o Plenário não faria mais votações na quarta-feira (3). “Embora o adiamento gere alguma frustração, o objetivo é construir um texto mais consensual, que não provoque surpresas na hora da votação no Plenário”, afirmou Ramos.

Parecer do relator
O parecer do relator da MP, deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM), aumenta até 31 de dezembro de 2022 o prazo limite para as novas contratações de empréstimos consignados. O prazo tinha acabado em 31 de dezembro de 2020.

O relator também estende o limite de 40% para o crédito consignado tomado por servidores públicos federais e pelos trabalhadores com carteira assinada (CLT).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »