03/03/2021 às 11h10min - Atualizada em 03/03/2021 às 11h10min

Com casos disparados de Covid, prefeito de Jacarezinho anuncia que pretende adquirir novas doses de vacina

Isaele Machado/dados assessoria
Divulgação
O município de Jacarezinho é o mais afetado pela Covid-19 no Norte Pioneiro do Paraná, são 2.722 casos confirmados, 23 óbitos e 2.397 recuperados desde o início da pandemia.
O atual prefeito da cidade, Marcelo Palhares, anunciou que pretende adquirir mais doses da vacina através do Consórcio Nacional que está se mobilizando para acelerar o processo de imunização nos municípios.
O protocolo foi firmado na tarde de terça-feira (02), o objetivo é que a população jacarezinhense receba quantidade considerável de doses. Além das vacinas, o prefeito ainda solicitou três respiradores. “Conversamos com nossos deputados e estamos em cima para que venham mais respiradores, para que possamos sair desse momento, porque é um momento complicado”, disse Palhares em seu pronunciamento.

Além do combate ao coronavírus, o município continua empenhado contra dengue
O município de Jacarezinho, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e a Forrest Brasil estudam a retomada do projeto de controle vetorial do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças.
O projeto já teve um piloto em Jacarezinho entre 2018 e 2019 e apresentou excelentes resultados, com redução considerável dos casos de dengue nas áreas abrangidas.
"Estamos estudando formas de retomar este projeto que já se provou eficiente, agora com apoio também da UENP. Queremos que, além de ser para toda a cidade, também tenha um cunho pedagógico e seja desenvolvido junto a escolas", pontua o prefeito Marcelo Palhares.
Vale lembrar que o controle vetorial consiste na soltura de machos estéreis do Aedes aegypti. O mosquito macho se alimenta apenas de seiva de plantas e, portanto, não pica e não oferece nenhum risco para a população. São as fêmeas que transmitem as doenças, pois precisam do sangue para completar o processo de maturação dos ovos e fazer a postura. Como a fêmea copula uma única vez durante a vida, se a cópula for com um macho estéril então não haverá descendentes. Já se a cópula acontecer com um macho não estéril, uma fêmea pode gerar até 500 ovos, que vão resultar em milhares de novos mosquitos em um período curto de tempo.
 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »