02/03/2021 às 11h07min - Atualizada em 02/03/2021 às 11h07min

UBS do bairro Boa Vista lança campanha Março Lilás

Isaele Machado/Assessoria - JCN
Divulgação
A campanha Março Lilás nasce com o objetivo de conscientizar a população sobre a atenção e combate ao câncer de colo uterino. Estar consciente é o primeiro passo para a manutenção da sua saúde
 
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Boa Vista em parceria com a Secretaria de Saúde de Siqueira Campos e a primeira-dama Marisa de Souza Germano, estão fazendo um amplo trabalho no sentido conscientizar a população através da campanha Março Lilás sobre a importância do combate contra o câncer de colo de útero.
 
Toda mulher que tem ou já teve vida sexual e que estão entre 25 a 65 anos de idade devem realizar o exame a cada dois anos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Estar consciente é o primeiro passo para a manutenção de sua saúde.
 
 O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos).
 
A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou ou Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame.
 
Excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
 
O QUE AUMENTA O RISCO?
 
– Início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros.
– Tabagismo (a doença está diretamente relacionada à quantidade de cigarros fumados).
– Uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.
 
COMO PREVENIR?
 
A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo Papilomavírus Humano (HPV). A transmissão da infecção ocorre por via sexual, presumidamente por meio de abrasões microscópicas na mucosa ou na pele da região anogenital. Consequentemente, o uso de preservativos (camisinha masculina ou feminina) durante a relação sexual com penetração protege parcialmente do contágio pelo HPV, que também pode ocorrer pelo contato com a pele da vulva, região perineal, perianal e bolsa escrotal.
 
SINAIS E SINTOMAS
 
O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas em fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.
 
DETECÇÃO PRECOCE
 
A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento.
 
A detecção pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento) mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença.
 
Existe uma fase pré-clínica (sem sintomas) do câncer do colo do útero, em que a detecção de lesões precursoras (que antecedem o aparecimento da doença) pode ser feita através do exame preventivo (Papanicolaou). Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura do câncer cervical são de 100%. A doença é silenciosa em seu início e sinais e sintomas como sangramento vaginal, corrimento e dor aparecem em fases mais avançadas da doença
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »