25/02/2021 às 13h21min - Atualizada em 25/02/2021 às 13h18min

Reforço no combate à violência doméstica em São Gonçalo

- jornalcn.com.br
Ofluminense
Marcos Santos

O combate à violência doméstica – física, psicológica e financeira – contra as mulheres vai ganhar reforço em São Gonçalo. O assunto será discutido pela juíza Juliana Cardoso, na próxima quinta-feira (25 de fevereiro), às 10h, na Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo.

A magistrada participará de reunião com o prefeito Capitão Nelson e o secretário de Saúde, Dr. André Vargas, e depois fará palestra para orientar os trabalhadores da área de saúde que atuam em hospitais e unidades de saúde sobre como identificar, acolher e proceder nos casos de violência que chegam às unidades municipais.

“Temos que trabalhar com informações claras, com linguagem acessível e informativa sobre as principais questões relativas à violência doméstica. Também precisamos notar as hipóteses de configuração da violência, as diferentes formas de violência e características próprias”, explicou a juíza.

Também participarão da reunião o procurador da Secretaria Municipal de Saúde e subsecretário Jurídico, Estevan Assis; a subsecretária de Atenção Primária, Maria Auxiliadora Rodrigues; e a presidente da Fundação Leão XIII, Andreia Baptista.

“Essa parceria é muito importante para preparar nossos profissionais para acolher as mulheres vítimas e saber como orientá-las para que possam ser atendidas dentro da rede de proteção da cidade”, disse Estevan Assis.

A palestrante – Juliana Cardoso é juíza desde 2006, pós-graduada em Direito Penal e Processual Penal,mestranda em Direitos Humanos e Novos Direitos, titular da 2ª Vara Criminal e Juizado de Violência Doméstica Adjunto da Comarca de Itaboraí, diretora de acompanhamento das Políticas de Atendimento à Mulher da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro, membro da Diretoria da Associação dos Magistrados do Brasil Mulheres, autora dos projetos: Marco Zero, Violência não é de Cristo, Doe um look e Fala, gata!, idealizadora do Instagram Casos de Mulheres (um dos vencedores do Prêmio Patricia Acioly de Direitos Humanos - 2020, na categoria trabalho de magistrados) e palestrante em várias empresas, órgãos públicos, universidades, igrejas e abrigos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »