09/02/2021 às 11h56min - Atualizada em 09/02/2021 às 11h56min

Vereadores apresentam 11 indicações relacionadas à infraestrutura e saúde

Isaele Machado - JCN
Foto Arquivo
Na sessão da Câmara de Vereadores de Siqueira Campos realizada na última segunda-feira (08) os parlamentares apresentaram 11 indicações no Plenário. A vereadora Adriane Maria Barbosa Lemes, solicitou ao Poder Executivo que juntamente com o Departamento de Obras resolva o problema dos moradores da Rua Joaquim Francisco Leal, Bairro Boa Vista, ela disse que foi procurada por algumas pessoas que moram na localidade, os quais externaram a indignação com as gestões anteriores. A reclamação é de que o problema se arrasta há anos, pois quando chove a rua fica alagada e as calçadas e até mesmo dentro das casas, ficam cheias de barro. “Deste modo solicito instalação de manilhas na extensão da rua até a boca de lobo mais próxima para que haja a drenagem das águas pluviais”, justificou a vereadora.
A vereadora Lívia Michele Possidente Teixeira apresentou ao Plenário indicação sugerindo ao Executivo adequação da arquitetura da entrada da UBS “Saúde e Paz”, no Bairro Nascente do Sol. Solicita-se alterações arquitetônicas na UBS, tendo em vista que atualmente a entrada do estabelecimento público encontra-se sem cobertura para proteção climática para gestantes, idosos e demais usuários do SUS, no mesmo interim, em momentos de chuva, mesmo que seja calma, alaga o referido estabelecimento, onde os servidores precisam parar seus trabalhos cotidianos para a retirada de água de dentro no local.
O vereador José Augusto de Paula apresentou indicou ao Executivo pedindo que viabilize uma casa de apoio em Londrina, para os pacientes de Siqueira Campos. “Tendo em vista que muitos pacientes do nosso município necessitam fazer tratamentos médicos em outras cidades distantes, como é o caso de pacientes com câncer, muitas vezes precisam passar dias fora de casa e muitos não possuem condições, ou necessitam ficar indo e voltando com o carro de saúde ou ambulância”, disse José. Ele complementou que com a casa de apoio os pacientes teriam maior segurança, praticidade e conforto, para cuidar de suas enfermidades
Na mesma sessão a vereadora Adriane Maria Barbosa Lemes, solicitou que o Executivo disponibilize uma caçamba para coleta de lixo aos fundos do Jardim Oriente saída para o Bairro Barra Grande. Segundo ela, a instalação de uma caçamba coletora de lixo irá trazer muitos benefícios aos moradores das redondezas dos bairros citados, tendo em vista que atualmente há somente uma caçamba nas proximidades da Corrida do Ouro, onde a estrada é mais precária e distante, então poderiam utilizar a nova caçamba para confinar os resíduos de modo a impedir sua dispersão no ambiente, bem como facilitar sua coleta posteriormente.
O vereador Fernando Teixeira solicitou ao Poder Executivo que viabilize recursos necessários para construção um poço artesiano com reservatório para atender o Distrito da Alemoa. “Tal indicação motiva-se em solucionarmos um problema antigo da comunidade do Distrito da Alemoa, que sofre constantemente com abastecimento de água insuficiente para atender a demanda dos moradores. “Como forma emergencial de sanarmos as grandes dificuldades enfrentadas pela população, é extremamente necessária à construção de um poço artesiano com reservatório, desta forma trazendo resultado imediato na vida da população local”, justificou o vereador. Fernando também solicitou que sejam viabilizados recursos necessários para construção de poços artesianos com reservatório para atender o Bairro de Barbosas e a Vila Rural da Esperança. Segundo informações tanto o Bairro de Barbosas, quanto a Vila Rural da Esperança com a falta de água.
O presidente da Câmara, Márcio Junior de Carvalho indicou a contratação de uma empresa para a realização de laudos dos cargos para acesso à insalubridade, e que seja verificada a possibilidade de pagamento de periculosidade a todos os profissionais de saúde no período da pandemia. “Neste momento de pandemia nada mais justo e merecido, que os profissionais de saúde recebam essa gratificação por periculosidade devido ao risco que estão correndo, pois eles estão doando suas próprias vidas em prol de toda população. Assim também como a justa verificação do direito daqueles perderam sua insalubridade. Portanto pedimos encarecidamente ao Poder Executivo, que olhe e reconheça os méritos desses profissionais, que são verdadeiros heróis do nosso dia a dia”, justificou.
Márcio Junior Carvalho também pediu a extensão do horário de atendimento das UBS, ele disse que após ouvir alguns profissionais de saúde e levando em consideração que parte da população passa o dia inteiro no trabalho sem ter tempo hábil para receber atendimento nas UBS. “Solicitamos a extensão do horário de atendimento até as 20h00, com rodízio entre o horário, o que irá trazer maior comodidade a todos aqueles que precisam, acarretando assim uma melhora no setor da saúde para a população Siqueirense. Portanto pedimos ao poder executivo, que estude a possibilidade dessa extensão de horário que trará benefícios para a saúde do povo. Funcionários trabalhariam no sistema banco de horas, ou através de hora extra”, finalizou.
O vereador Vanderson Leandro Barboza apresentou duas indicações, uma delas pede ao poder Executivo um estudo e planejamento para instalação de redutores de velocidade na Rua Rio Grande do Norte. “Em razão de muitos motoristas estarem abusando da velocidade, gerando risco aos pedestres, crianças e moradores do local, solicito a possibilidade de instalar redutores de velocidade na citada rua, ou no caso de impossibilidade devido ao relevo, que seja feito um estudo viário para mudança de sentido da via, apenas para mão única”, disse Vanderson.
A outra indicação do vereador, sugere ao Poder Executivo cobrança perante a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), obras de rede de esgoto no Bairro da Nascente do Sol ou um caminhão para fazer a limpeza das fossas das casas. “Se não for possível ampliar rede coletora de esgoto, que ao menos seja disponibilizado um caminhão para desentupir as fossas dos moradores”, sugeriu.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »