13/01/2021 às 17h58min - Atualizada em 13/01/2021 às 17h58min

Matrículas para cursos técnicos são prorrogadas até 19 de janeiro

Tanto os cursos de magistério quanto os técnicos são gratuitos e estão disponíveis em todos os 32 Núcleos Regionais da Educação do Estado. As aulas começam junto ao calendário escolar de 2021, em 18 de fevereiro

- AEN

O prazo de matrículas para cursos técnicos e de formação de docentes oferecidos pela rede estadual de ensino foi estendido até 19 de janeiro. Há 57 opções nas modalidades técnico subsequente (para os alunos que já concluíram o Ensino Médio) e técnico integrado (para estudantes que farão o Médio e o técnico na mesma instituição da rede). Existem ainda opções de cursos de formação de docentes, como o de magistério oferecido no Instituto de Educação do Paraná Erasmo Pilotto.

“Nossos futuros professores saem habilitados, formados em uma escola tradicional, com 144 anos de existência”, diz Marcia Murbach, diretora do Instituto de Educação do Paraná, em Curitiba. A instituição tem 100 vagas abertas para estudantes que vão ingressar no Ensino Médio e desejam ser professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I (anos iniciais).

“Durante a manhã, nossos alunos têm aulas da matriz curricular do Ensino Médio e disciplinas técnicas de formação de docentes. Já durante a tarde acontecem as atividades práticas”, explica a diretora.

Tanto os cursos de magistério quanto os técnicos são gratuitos e estão disponíveis nos 32 Núcleos Regionais da Educação do Estado. As aulas começam junto ao calendário escolar de 2021, em 18 de fevereiro. Confira os cursos disponíveis em cada cidade.

INSERÇÃO NO MERCADO – Estudantes que fizeram cursos técnicos relatam que conseguiram iniciar um empreendimento ou obter uma rápida inserção no mercado de trabalho. Um exemplo é Alan Clovis, de 18 anos, que trabalha como auxiliar no laboratório de Engenharia do Centro Tecnológico Univel, de Cascavel. Ele se formou em 2019 no curso técnico em Edificações no Ceep Pedro Boaretto Neto, na modalidade integrado.

“A capacitação foi muito importante para eu conseguir essa oportunidade de trabalho”, diz Alan. “Foi uma experiência única, muito importante para o amadurecimento e expansão de conhecimentos, tanto na área técnica quanto no preparo para uma carreira profissional”.

Gabriele Borba, de 23 anos, trabalha em um laboratório da multinacional Tintas Renner, no setor de tintas automotivas. Em 2018, ela concluiu o curso técnico em Química no Colégio Estadual Professor Elysio Vianna, em Curitiba. “O técnico me abriu portas. Comecei para ver se gostava da área e o curso acabou me ajudando a decidir pela graduação em Química e a passar na Universidade Tecnológica Federal do Paraná”.

O bom desempenho foi decisivo para que a estudante ingressasse tão rapidamente no mercado de trabalho. “Ela foi uma aluna bem qualificada. Então, quando empresas entraram em contato conosco pedindo indicações, recomendei a Gabriele”, explica o diretor Rafael Westphalen.

EMPREENDEDORA – Sarah Carlotto, de 24 anos, abriu um brechó virtual enquanto cursava Vestuário no Colégio Estadual Polivalente, também em Curitiba. Ela conta que o incentivo para empreender surgiu em função do curso técnico.

“Os professores são muito solícitos, eles ajudam e dão material extra. Ter todo esse apoio e acolhimento me motivou a começar alguma coisa na área”, afirma. “Sempre me desencorajaram a seguir na área da moda por ser difícil conseguir emprego como estilista, mas quando conheci o técnico em Vestuário, me encantei. Era exatamente o que eu queria”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »