24/11/2020 às 16h00min - Atualizada em 24/11/2020 às 16h00min

Paranacidade apresentará ações voltadas aos ODSs

O analista de Desenvolvimento Municipal e Articulados dos ODSs no Paranacidade, Geraldo Luiz Farias, fará apresentação, nesta quinta-feira (26), às 16 horas, no painel destinado a Identificar as Correlações, Atores e Ligações de Ações Locais ODS

- AEN

O Serviço Social Autônomo (Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas) participará nesta quinta-feira (26) do Encontro Internacional “Venice Solutions 2030”. O evento tem como objetivo estimular o avanço, nos municípios, na aplicação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Promovido anualmente na cidade italiana de Veneza, a versão deste ano será virtual e tratará sobre as formas para fazer da Agenda 2030 um instrumento de planejamento de longo prazo para as cidades.

A participação do Paranacidade terá como objetivo mostrar as iniciativas, já em execução, para a formação de parcerias e dar visibilidade às bases da sustentabilidade no espaço urbano.

O analista de Desenvolvimento Municipal e Articulados dos ODSs no Paranacidade, Geraldo Luiz Farias, será o responsável pela apresentação, nesta quinta-feira (26), às 16 horas, no painel destinado a Identificar as Correlações, Atores e Ligações de Ações Locais ODS. “Um dos resultados mais animadores, já obtidos no Paraná, é que 359 dos 399 municípios do Estado já aderiram aos ODSs”, destaca o analista.

COMPROMISSO - Para dar suporte às prefeituras, o Governo do Estado mantém os programas para financiar obras e ações. Há o direcionamento dos Planos Diretores Municipais e as ferramentas digitais do Paranacidade que estão à disposição das prefeituras. “O compromisso com a sustentabilidade é uma das principais diretrizes do governador Carlos Massa Ratinho Junior e os gestores municipais entendem o quanto isso é importante na busca de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva”, enfatiza.

Da discussão, ainda participarão representantes dos governos de Cuba, Guiné-Bissau, da Câmara Municipal de Madri (Espanha) e da Universidade Católica de Lisboa (Portugal).

EVENTO - O “Venice Solutions 2030” é resultado de parceria entre a United Cities and Local Governments, Associazione Italiana per il Consiglio dei Comuni e Delle Regioni d’Europa e organismos da ONU, como o Action Campaign (Campanha de Ação ODS), UN Habitat (dedicado a promover a transformação dos espaços urbanos em sustentáveis) e UNDP (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Todos os debates do evento estarão disponíveis no link: www.youtube.com/channel/UCc0ndyAYHNJMR_h3zRi04Dg/


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »