20/11/2020 às 16h22min - Atualizada em 20/11/2020 às 16h22min

Alunas recebem menção honrosa em prêmio nacional

A comissão julgadora do prêmio decidiu entregar à equipe uma placa de honra devido ao seu destaque na abordagem steam (que integra diferentes áreas do conhecimento para potencializar a aprendizagem)

- AEN

As estudantes Estephany Cristine da Silva Alves, Marina Grokorriski e Kawany Caroline Duarte da Rocha (do Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo) receberam menção honrosa no prêmio Respostas para o Amanhã, que contempla inovações científicas e tecnológicas desenvolvidas por alunos do Ensino Médio de escolas públicas do Brasil.

A comissão julgadora do prêmio decidiu entregar à equipe uma placa de honra devido ao seu destaque na abordagem steam (que integra diferentes áreas do conhecimento para potencializar a aprendizagem).

O projeto das alunas, chamado de “Reflorestamento usando foguetes”, consiste no uso de protótipos que têm um compartimento para abrigar sementes. O minifoguete é lançado e, quando atinge a altura máxima, a peça com as sementes se desencaixa e desce até o solo. Dessa maneira, é possível reflorestar áreas de difícil acesso, onde não é possível chegar com plantadeiras.

O protótipo inicial era feito com PVC e tinha um custo de R$ 50 por unidade. Agora, a equipe decidiu apostar em um modelo de papel reciclado, que custa R$ 2. “A ideia é que o produto possa atender a países que não têm condições financeiras para fazer reflorestamento. Queremos o menor custo possível, para que seja viável para o mundo todo”, diz Emmanuel Zullo Godinho, professor que orientou o projeto.

O projeto foi o único representante da Região Sul entre os 10 finalistas e, para chegar à última etapa, competiu com 800 iniciativas inscritas na fase inicial. Por chegarem à final, as estudantes conquistaram para sua escola uma televisão e um notebook.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »