17/11/2020 às 13h27min - Atualizada em 17/11/2020 às 13h23min

Comissão discute andamento de ensaios clínicos da vacina Coronavac

Foram convidados os diretores da Anvisa e do Butantan e representantes do Ministério da Saúde

- jornalcn.com.br
Agência Câmara Notícias
Gustavo Sales

A comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha o enfrentamento à Covid-19 promove nesta tarde videoconferência para debater os ensaios clínicos da vacina Coronavac no Brasil.

Entre os convidados estão o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres; o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas; e o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto.

Um dos objetivos da reunião é esclarecer a suspensão dos testes clínicos com a Coronavac, conduzidos pelo Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech. "Para que não pairem dúvidas de que o trabalho da Anvisa e do Butantan são trabalhos sérios e científicos e não baseados em problemas políticos", destacou o presidente da comissão, deputado Dr. Luiz Antônio Teixeira Jr. (PP-RJ).

O assunto também foi debatido na última sexta-feira (13), em audiência da comissão do Congresso que acompanha as ações de combate à pandemia.

A vacina Coronavac é alvo de divergências entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria. Os testes foram suspensos por dois dias, na semana passada, após a morte de um voluntário participante do estudo, informada como sem vinculação com a vacina. Notícias publicadas na imprensa dão conta de que a morte teria sido por suicídio.

A reunião de hoje terá início às 14 horas e poderá ser acompanhada ao vivo pelo portal e-Democracia.

Também foram convidados para a audiência o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes Lima Santos; e o técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde Felipe Soares.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »