10/10/2017 às 10h21min - Atualizada em 10/10/2017 às 10h21min

"Foi só quando descobri 5 pedras nos rins que resolvi me tornar saudável"

bellafalconi.blogosfera.uol.com.br - Bella Falconi
Quantas pessoas sabem o seu nome, mas não conhecem a sua história? Ou até mesmo sabem o seu nome, mas lembram de você apenas pelos seus trunfos, sem ter a menor ideia das suas derrotas. Eu costumo dizer que toda grande história é feita de fracassos, porque é humanamente impossível triunfar sem que haja desafio. É como querer passar de ano sem ter que estudar. E comigo não foi diferente.
 
Com 21 anos, eu fui morar nos Estados Unidos –com pouco recurso, mas muitos sonhos! De taxista à bancária, eu trabalhava muitas horas por dia e minha prioridade era única: vencer na vida. Só que naquela época, assim como a grande maioria, minha ideia de “vencer na vida” era ser alguém bem sucedida profissionalmente. O conceito de saúde não fazia parte do meu cotidiano e eu abria mão de coisas básicas, como café da manhã e almoço, para continuar sentada na minha mesa, fixada na tela do meu computador –enquanto degustava um sanduíche bem gorduroso e um refrigerante de 600 ml no gargalo.
 
Essa era eu, com 26 anos, cinco pedras nos rins, colesterol alto e autoestima no chão. Foi aí que a vida esfregou na minha cara: “Ou você muda ou você irá se degradar”.
Foi aí que a vida colocou no meu caminho uma “fada madrinha”, que me inspirou a dar o primeiro passo. A atleta fitness Diana Monteiro estava de passagem pelos EUA para uma competição e eu jamais havia visto um abdômen daquele de perto. Resumindo: fui para a academia no dia seguinte. Eu me lembro de olhar para os aparelhos e pensar o que eu estava fazendo ali! Não foi fácil. Mas eu pensava: “Sem saúde, eu não vou conseguir trabalhar e, sem trabalhar, não pago minhas contas”.
 
Eu tinha que mudar. Doeu muito sair da minha zona de conforto, doeu muito sacrificar as poucas horas de sono que tinha para ir à academia antes do trabalho. Doeu muito largar o hambúrguer e o refrigerante e incorporar a salada e o chá. Mas hoje em dia eu tenho a absoluta convicção de que se não fosse os meus fracassos, eu jamais experimentaria o gosto da vitória.
 
Em 2011, postei, despretensiosamente, minha primeira foto na rede social. Minha ideia era usar os filtros que o Instagram tinha, já que naquela época não havia tanto aplicativo legal de edição de fotos. Alguns meses depois, descobri que o Instagram não era aplicativo de filtro mas sim uma rede social. E foi aí que começou. A cada postagem, muitos seguidores. Pensava: “Gente, o que essa galera viu em mim?”.
 
Já que estavam curtindo minhas fotos, pensei em agregar conteúdo à imagem, pois se tem uma coisa que não sei ser é vazia e tão pouco rasa. Comecei, então, a escrever textos motivacionais, dividir ainda mais meu dia a dia, meus sofrimentos, minhas dificuldades e acho que foi aí que as pessoas se identificaram. Porque eu sempre fui de verdade, nunca incorporei personagens ou usei máscaras. Divido com os meus seguidores a parte boa, mas também a parte ruim da Bella. Por respeito e lealdade, jamais escondi minhas fraquezas.
 
E seis anos depois, aqui estou. Sou chamada de “musa fitness” por muitos, mas prefiro ser a Bella mesmo. Transbordo gratidão por tudo que conquistei e sei a quem devo agradecimentos: aos meus seguidores. Eles sempre me impulsionam, ajudando a me reinventar a cada dia e a buscar o melhor de mim, para ser melhor do que fui ontem.
 
Por eles fui fazer faculdade de nutrição e hoje, formada, já faço meu mestrado pensando no PhD. Sou mãe, esposa, empresária e humana. Acerto e erro. Tento e falho. Tento e consigo. Escuto “sim”, mas também muitos “nãos”. Sou mais humana do que muitos imaginam e, talvez, por isso nunca me sentirei tão confortável em me auto intitular “musa”.
 
Musa somos todas nós, mulheres lindas e guerreiras, que enfrentamos as mais cruéis cobranças desse mundo de cabeça erguida e olhos adiante. E assim sigo minha caminhada. Meu maior desafio hoje é impactar positivamente a vida das pessoas que cruzam o meu caminho. E não pensem que é fácil. Quem muito dá muito é cobrado. Mas se tem uma coisa que amo é desafios e estarei aqui, firme por mim, firme por vocês, porque a minha história é a sua também. E se eu consegui, quem não conseguirá também?
 
SOBRE O AUTOR
Bella Falconi é bacharel em nutrição e mestranda em nutrição aplicada pela Northeastern University, nos Estados Unidos, e life coach. Pioneira do movimento fitness nas redes sociais, Bella também é ex-atleta fitness e ministra palestras motivacionais em vários lugares do mundo, principalmente no Brasil. Atualmente, lidera um time de profissionais renomados em sua plataforma online de coaching nos EUA.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »