23/10/2020 às 17h13min - Atualizada em 23/10/2020 às 17h13min

Ouvidoria do Estado inova para atender melhor o cidadão

A inovação é parte do processo iniciado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) em meados de 2019, com o trabalho concentrado que reduziu em mais de 70% as pendências, acumuladas desde 2012

- AEN

Começam a funcionar na próxima semana as melhorias no sistema de Ouvidoria do Paraná para que o retorno às solicitações dos paranaenses seja mais rápido e preciso.

A inovação é parte do processo iniciado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) em meados de 2019, com o trabalho concentrado que reduziu em mais de 70% as pendências, acumuladas desde 2012.

As solicitações que entram nas ouvidorias distribuídas em entidades e órgãos do Governo do Estado passam pelo sistema Sigo, que interliga todas as unidades com a Coordenadoria de Ouvidoria, na CGE.

Neste sistema, foram implantados limitadores de tempo que alertam quando o prazo para as respostas está perto de se esgotar e informam os gestores do atraso.

Nos órgãos do Poder Executivo são 78 ouvidores titulares e mais 2.713 servidores com acesso ao sistema de ouvidoria. Os atrasos, que antes eram verificados manualmente, serão registrados em relatórios diários. O descumprimento de prazo é informado ao gestor da unidade responsável por atender à solicitação, que deverá interferir na área detentora da informação para o andamento do pedido.

RESPEITO – O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, explicou que a CGE tem trabalhado para estreitar o relacionamento da administração pública com o cidadão. “O cumprimento de prazo, além de ser exigência legal, demonstra respeito à pessoa que dedicou parte de seu tempo para entrar em contato com o Estado para indicar que determinado serviço pode melhorar ou outros tipos de manifestações”, afirmou.

A inovação no sistema, segundo Yohhan de Souza, coordenador de Ouvidoria, na CGE, deve melhorar o desempenho dos ouvidores. “Antes, a manifestação do cidadão era encaminhada pelo ouvidor à área técnica, para posicionamento ou resposta. Por causa da estrutura, definição de prioridades ou mesmo da hierarquia interna, ocorrem atrasos. Com o posicionamento do gestor no processo de resposta, esperamos que as solicitações sejam atendidas o mais rápido possível”, disse.

TREINAMENTO – As novidades no sistema de ouvidoria foram explicadas por Souza aos ouvidores setoriais, na quinta-feira (22), por meio de transmissão ao vivo pelo YouTube. Mais de 300 pessoas acompanharam as instruções, no vídeo ainda disponível.

Desde janeiro deste ano, somam 108.073, cerca de 9 mil a mais em relação ao mesmo período de 2019, que já havia registrado aumento de cerca de 8%, na procura pela Ouvidoria. Essas manifestações são reclamações, solicitações, elogios, denúncias e pedidos de acesso à informação.

A Ouvidoria mantém canais de atendimento remoto, por telefone ou pela internet, mas mantém servidores para atendimento presencial. A orientação da CGE, por causa do coronavírus, é que a população não busque a sede física da Ouvidoria e faça suas solicitações de casa.

SERVIÇO: Ouvidoria Geral do Estado.                   

Horário de atendimento: 8h30 às 18h.

Endereço:    Rua Mateus Leme, 2.018. Centro Cívico.

80.530-010. Curitiba- PR.

Telefone:     0800 41 1113.

WhatsApp: (41) 3883-4014.

Internet: Ícones “Fale com o ouvidor” ou “Ouvidoria”, disponível em todos os sites do Governo do Estado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »