04/10/2017 às 16h03min - Atualizada em 04/10/2017 às 16h03min

Preocupado com desempenho de Bottas, Chefe da Mercedes crê em volta por cima

Toto Wolff admite que finlandês tem tido mais dificuldade que Hamilton para achar janela do melhor funcionamento do carro de 2017: "Não duvido que, com sua inteligência, ele sairá desta"

GloboEsporte.com
Apesar de ter vencido duas corridas no ano - Rússia e Áustria -, o desempenho de Valtteri Bottas tem deixado a desejar na segunda parte da temporada 2017 da Fórmula 1. O cenário fica ainda mais complicado para o piloto finlandês se os seus números forem comparados com os do companheiro e líder do Mundial, Lewis Hamilton (10 a 5 para o britânico, em classificações e corridas). E isso acendeu a luz vermelha na Mercedes. O chefe da equipe, Toto Wolff, admite estar preocupado com a performance do substituto de Nico Rosberg, mas, por outro lado, afirma não ter dúvidas de que o piloto dará a volta por cima.
- Sim, estou preocupado porque quero que o Valtteri vá bem. Todos querem. Ele parece estar tendo mais problemas em tirar o melhor do carro do que o Lewis. São muitos os fatores que influenciam, mas eu não tenho dúvida de que com sua inteligência, ele conseguirá juntar todas as peças do quebra-cabeças. Temos muitas corridas juntos para desfazer o problema. Bons pilotos costumam conseguir sair de situações difíceis, e eu não duvido que, com sua inteligência, ele sairá desta. Não temos dúvidas quanto a isso. E quando ele sair, sairá muito mais forte.
Mais do que uma deficiência nas habilidades de piloto, Wolff crê que as dificuldades pelas quais Bottas tem passado são causadas pelo acerto do carro de 2017. De acordo com o chefe, o modelo deste ano das Flechas de Prata é inconstante e tem uma janela mínima de funcionamento ideal.
- Temos um carro inconstante. A janela para que os pneus funcionem e gerem a melhor aderência é muito pequena. E ficar navegando para dentro e fora dessa janela tem sido o nosso drama em 2017. O estilo de pilotagem influencia, por isso Lewis tem tido mais facilidade de se adaptar do que o Valtteri. Porém, mudar o estilo de pilotagem não é algo fácil para todos.
Bottas tentará novamente, agora no Japão, recuperar o ritmo imposto no início do ano, quando anotou duas poles (Bahrein e Áustria) e conquistou duas vitórias (Rússia e Áustria). O finlandês vai para a pista de Suzuka às 22h desta quinta-feira (horário de Brasília), para o primeiro treino livre da 16ª etapa do Mundial 2017.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »