25/09/2020 às 13h39min - Atualizada em 25/09/2020 às 13h38min

Grupo reúne-se nesta tarde para avaliar impacto econômico da pandemia entre as mulheres

Da Redação - ND
Agência Câmara Notícias
Bruno Cecim

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados reúne-se nesta tarde com Grupo de Trabalho sobre Mulher e Economia.

Coordenado pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), o colegiado busca promover estudos, análises de projetos de lei em tramitação e debates para a superação dos impactos econômicos da pandemia na vida das mulheres brasileiras e da desigualdade de gênero no mercado de trabalho.

O debate poderá ser acompanhado ao vivo pelo portal e-Democracia.

Além da deputada, participam do debate a analista de planejamento e orçamento Elaine de Melo Xavier, a consultora legislativa da Câmara dos Deputados Julia Rodrigues, a doutora em economia pela Universidade La Sapienza (Roma) Margarita Oliveira; e a técnica de Pesquisa e Planejamento do IPEA Luana Pinheiro.

Livro
Durante o evento, haverá o lançamento do livro "Gênero e raça no orçamento público brasileiro", publicado pela Associação Nacional dos Servidores de Planejamento e Orçamento (Assecor).

Impacto maior
No mês passado, especialistas ouvidos pela Secretaria da Mulher afirmaram que os problemas econômicos decorrentes da pandemia do novo coronavírus estão atingindo mais diretamente a população feminina.

Segundo eles, o impacto é mais significativo porque as mulheres são maioria em um setor fortemente afetado, o de serviços, além de representarem 80% dos trabalhadores informais do país.

A secretaria
Criada por resolução em 2013, a Secretaria da Mulher uniu a Procuradoria da Mulher, implementada em 2009, e a Coordenadoria dos Direitos da Mulher, que representa a bancada feminina.

A medida trouxe mecanismos importantes para a representação feminina no Parlamento, como a presença da coordenadora dos Direitos da Mulher – cargo ocupado atualmente pela deputada Professora Dorinha – nas reuniões do Colégio de Líderes, com direito a voz, voto e a fazer uso do horário de liderança nas sessões plenárias.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »