16/09/2020 às 15h57min - Atualizada em 16/09/2020 às 15h57min

IAT conta com parcerias para atendimento de animais silvestres

Universidades e ONGs ajudam nos cuidados e, depois que o animal tem alta, o Instituto Água e Terra faz a destinação, seja para cativeiro ou retorno à natureza

- AEN

O Instituto Água e Terra (IAT) soma esforços por meio de parcerias com universidades e Organizações Não Governamentais para reforçar, em todo o Estado, o atendimento veterinário da fauna silvestre vitimada. Estas parcerias são importantes porque ajudam a implantar os Centros de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS). Os principais benefícios para a fauna é o atendimento condigno desde o seu recebimento até a destinação final, seja para cativeiro ou retorno à natureza.

Os Centros de Apoio à Fauna Silvestre oferecem melhor estrutura para o tratamento dos animais. “O IAT fica em contato constante com esses parceiros para acompanhar a saúde do animal e decidir em conjunto a melhor destinação para eles”, relata a bióloga e chefe do setor de Fauna do IAT, Paula Vidolin.

É o caso do filhote de Gato-do-mato (Leopardus guttulus) que foi resgatado nesta terça-feira (15) em uma lavoura na região de Londrina. A mãe morreu atropelada por uma colheitadeira e o filhote foi encaminhado ao Centro Universitário Filadélfia de Londrina (UniFil) para avaliação e cuidados.

“Batizamos ela de Mily e está recebendo todos os cuidados que um filhote necessita com a ausência da mãe. Iremos trabalhar para futuramente reinseri-la novamente à natureza”, explica a diretora do Hospital Veterinário da UniFil, Mariana Cosenza. Faz 5 anos que o Hospital recebe animais encaminhados pela Polícia Ambiental e IAT de Londrina.

BENEFÍCIOS - Para as instituições envolvidas, os benefícios estão na otimização do uso de estruturas já existentes e disponíveis aos animais, além de aprimoramento técnico-científico, mediante a formação de profissionais na área, residência técnica e, principalmente, possibilidade de cumprir com a vocação e atribuição que lhes compete quanto à conservação da fauna, educação e formação de pessoal.

REDE- Juntamente com a implantação dos CAFS, é estabelecida uma rede de hospitais escola temáticos e especializados no atendimento da fauna silvestre.

Atualmente são cinco parceiros oficias (termos de parceria em fase de assinatura) que ajudam nos procedimentos e cuidados. Depois que o animal tem alta, o IAT faz a destinação. Outras novas parcerias estão em discussão para implantação a partir de 2021.

INVESTIMENTO - O Governo do Estado está investindo, neste ano, R$ 1 milhão em um conjunto de ações para a preservação da fauna silvestre. Os recursos são aplicados em iniciativas pró-fauna, voltadas para a gestão e conservação de espécies presentes no bioma paranaense e na educação ambiental.

Entre as Iniciativas Pró-Fauna estão a implantação e a manutenção de centros para apoio e triagem dos animais e a gestão compartilhada da fauna silvestre com os municípios. As ações promovidas pelos CAFS também estão na lista de projetos para o Programa de Conversão de Multas.

Box
Técnicos do IAT são capacitados para ocorrências com animais silvestres

Para realizar os atendimentos em situações que envolvem animais silvestres, cerca de 40 técnicos e residentes dos Escritórios Regionais do Instituto Água e Terra (IAT) participaram de sete cursos sobre gestão nesta área.

Com duração de quase dois meses, totalizando 21 horas, a capacitação terminou nesta semana e foi feita 100% online. Ele foi ministrado pelas Equipes da Divisão de Estratégias e Conservação e do Setor de Fauna do IAT.

O objetivo foi prestar esclarecimentos e orientações aos Escritórios Regionais em atendimentos relacionados à fauna silvestre. “Tivemos um aumento muito grande de animais silvestres circulando em áreas urbanas nos últimos meses. Isso acontece devido à expansão urbana, que invade o habitat natural das espécies e os atraem para as cidades, seja por curiosidade ou a procura de um novo endereço para se estabelecer”, destaca Paula Vidolin.

O curso foi pensado dentro da ação Fauna em Pauta para a formação continuada dos técnicos do IAT. “Houve bastante adesão dos servidores do Instituto que atuam nessa área e o retorno que recebemos dos participantes foi bem positivo, o que nos motiva a elevar o padrão de atendimento aos cidadãos em casos envolvendo esses animais”, completou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »