11/09/2020 às 15h20min - Atualizada em 11/09/2020 às 15h20min

Nova base aérea da Polícia Civil reforça segurança na fronteira

Estrutura fica em São Miguel do Iguaçu. Objetivo é intensificar o combate ao contrabando e o tráfico de drogas nas fronteiras com o Paraguai e a Argentina. Helicóptero atuará em operações da instituição e em apoio a outras forças de segurança

- AEN

Uma nova base do Grupamento de Operação Aéreas (GOA) da Polícia Civil do Paraná (PCPR) implantada no Oeste do Paraná, vai reforçar a segurança na região de fronteira. A estrutura fica em São Miguel do Iguaçu e foi inaugurada nesta quinta-feira (10

Com o objetivo de intensificar o combate ao contrabando e o tráfico de drogas nas fronteiras com o Paraguai e a Argentina, um helicóptero da Polícia Civil permanecerá na base para atuar em operações da instituição e em apoio às demais forças de segurança na localidade.

A instalação da base aérea se deu por meio de uma cooperação com a prefeitura de São Miguel do Iguaçu, que readequou o local para que o GOA possa operar no município e em toda a região. Além da aeronave da Polícia Civil, helicópteros de outras instituições de segurança pública também utilizarão a base aérea para coordenar operações.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, que participou da inauguração, ter uma base aérea na fronteira agregará para a segurança de todo o Estado. “A Segurança Pública foi chamada para dar prioridade a toda esta área de fronteira e estamos fazendo isso. A estrutura terá impacto para os moradores da região e, consequentemente, de todo o Paraná, visto que essas cidades estão na rota do tráfico e contrabando”, afirmou.

O delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, destacou que a base possibilitará maior integração entre as forças de segurança em operações nas fronteiras. “A ideia é que a partir dessa base de São Miguel do Iguaçu, todas as forças de segurança pública, de forma integrada e coordenada, passem a desencadear operações na região. Nas fronteiras com outros países existem portas de entrada de drogas e armamento para todo o Brasil. Com essa base vamos intensificar as ações de combate, principalmente ao crime organizado, com integração e coordenação”, disse ele.

O coordenador do GOA, delegado Renato Coelho de Jesus, afirmou que a instalação da base e o apoio aéreo durante as ações permitirá uma atuação completa dos órgãos no combate aos crimes. “Esta base operacional do GOA na fronteira é uma conquista de todos os órgãos de segurança pública que trabalham integrados e de comum acordo com o objetivo de combater organizações criminosas e os crimes transfronteiriços. Com uma aeronave de forma permanente na fronteira,  teremos a oportunidade de otimizar os trabalhos e intensificar as ações na região do Lago de Itaipu, principalmente nos locais de difícil acesso com as viaturas”, explicou.

GOA - O Grupamento de Operação Aéreas da Polícia Civil (GOA) começou a operar em julho de 2016, com uma aeronave. Nos anos seguintes, com o avanço das atividades, surgiu a necessidade de ampliação da estrutura. Atualmente, o grupamento conta com três helicópteros, um avião e com 15 policiais civis entre pilotos e demais integrantes trabalhando de forma simultânea, em operações coordenadas pela instituição e, também, prestando apoio à outras forças de segurança.

PRESENÇAS – Participaram da inauguração o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos; o inspetor da Polícia Rodoviária Federal,  Luiz Antonio Genova; e o prefeito de São Miguel do Iguaçu, Claudiomiro da Costa Dutra.

 Também participaram o delegado-chefe da 6ª Subdivisão Policial de Foz do Iguaçu, Rogério Antonio Lopes; o delegado-adjunto do GOA, Eduard Figueira Ferraz; o delegado da Polícia Civil de São Miguel do Iguaçu, Valceli de Almeida; o secretário de Administração de São Miguel do Iguaçu, Valdecir Simão Lago;o secretário de Indústria, Comércio e Turismo e coordenador da Defesa Civil, Pedro Mota; e o presidente do Conselho de Segurança, Juliano Barbiero.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »