09/09/2020 às 13h10min - Atualizada em 09/09/2020 às 13h09min

Corpo de Bombeiros realiza mais de mil salvamentos no feriadão

- jornalcn.com.br
Ofluminense
Danielle Reis

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou mais de 1.100 salvamentos marítimos, em todo o estado, nos três dias do feriado prolongado de 7 de setembro (sábado, domingo e segunda). Cerca de 250 militares atuaram diariamente na orla fluminense com apoio de motos aquáticas, lanchas, quadriciclos e outras viaturas. A operação contou, ainda, com drones e aeronaves. 

Na capital, foram registradas mais de 900 ocorrências, sendo aproximadamente 500 resgates na área operacional do 3º Grupamento Marítimo de Copacabana (3º GMar). A praia do Recreio também contou com alto número de atendimentos, cerca de 260. 

- O feriado de 7 de setembro já é o dia do ano com maior registro de acionamentos para salvamentos marítimos. Foram 632 em todo o estado. Isso corresponde a quase 10% de todas as ocorrências deste tipo que atendemos em 2020 - afirmou o comandante das Atividades de Salvamentos Marítimos do CBMERJ, coronel Glauco Lorite. 

Recomendações do Corpo de Bombeiros do Rio para evitar afogamentos: 

- Procurar sempre locais próximos aos postos de guarda-vidas; 

- Respeitar as placas e/ou bandeiras de sinalização; 

- Perguntar ao guarda-vidas qual o local mais apropriado para o banho de mar; 

- Não ingerir bebidas alcoólicas e entrar no mar; 

- Evitar entrar na água logo após se alimentar; 

- Não desviar a atenção das crianças. Vale identificá-las com nome e telefone para contato; 

- Caso saiba e pretenda nadar, a orientação é praticar a atividade paralelamente à areia; - Evitar locais que são conhecidos como points de surfistas. Desta forma, é possível prevenir acidentes com pranchas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »