29/09/2017 às 11h46min - Atualizada em 29/09/2017 às 11h46min

Além da lombada retirada do trevo de Siqueira Campos, pista na PR92 oferece riscos devido à diferença na altura entre pista e acostamento

Isaele Machado
João Estevam
Recentemente o Jornal Correio do Norte publicou uma matéria referente à retirada da lombada física no primeiro trevo que da acesso a cidade de Siqueira Campos (próximo a Construnorte), após questionamentos e repercussão da matéria, segundo o Gerente Responsável - Engenheiro Aurélio Fortes Neto do Escritório Regional do DER do Norte Pioneiro, o DER instalou no local um radar que substitui a lombada física. “A lombada que foi retirada em Siqueira Campos será substituída por uma lombada eletrônica permitindo a velocidade máxima de 60KM”, disse o engenheiro.
A justificativa para substituição da lombada é de que existe uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN indicando que vias onde passam mais de cinco mil veículos diariamente, inclusive veículos pesados é necessária a colocação de lombadas eletrônicas, pois as físicas não suportam o peso de veículos e a intensidade de fluxo.
Outra lombada retirada
Agora o problema é referente à outra lombada física que foi retirada também em um dos trevos que dá acesso a Siqueira Campos, local de grande fluxo de veículos e pedestres. Tendo em vista que a resolução do CONTRAN diz que lombadas físicas não suportam peso de determinados veículos, então é conveniente que outra lombada eletrônica seja colocada no local.
Lombadas eletrônicas são dispositivos usados no trânsito  com o propósito de controlar a velocidade do tráfego. Possui funcionamento igual ao dos radares.
Outro problema
Outro problema que está gerando polêmica entre os motoristas que utilizam a PR092, principalmente do trecho que passa pela cidade de Siqueira Campos, está relacionado à elevação entre a pista e o acostamento que não estão uniformes dificultando a saída da pista, pois com a altura que dá uma diferença considerável oferece riscos de acidente de transito.
 Uma das entrevistadas citou que quase perdeu o controle de sua caminhonete devido à altura da pista em relação ao acostamento. “ Ficou complicado, eu fui sair da pista para entrar no posto de combustível e quase rodei com meu carro devido à altura que está a pista”, desabafou.
A diferença entre a pista e o acostamento é de aproximadamente 10 centímetros. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »