25/08/2020 às 16h22min - Atualizada em 25/08/2020 às 16h22min

Porto de Paranaguá tem simulado de segurança da Polícia Federal

Ação ocorreu também nos portos de Santos (SP) e Itajaí (SC) com o objetivo de atestar a eficácia do Plano de Segurança Portuária. Um dos itens avaliados foi a atuação em casos de ingresso não autorizado de embarcações e na introdução de drogas em contêineres

- AEN

A Polícia Federal realizou no Porto de Paranaguá, nesta terça-feira (25), exercícios simulados para atestar a eficácia do Plano de Segurança Portuária. A ação ocorreu também nos portos de Santos (SP) e Itajaí (SC).

Segundo o chefe da Unidade Administrativa de Segurança Portuária do porto paranaense, major César Kamakawa, durante os exercícios os policiais federais simularam o acesso ao Porto de Paranaguá sem os devidos elementos de identificação para avaliar o cumprimento dos protocolos de segurança.

“O retorno dado foi muito positivo e eles puderam verificar que adotamos protocolos bastante rígidos. Em alguns momentos foi até além do que era previsto”, enfatiza o Kamakawa.

Foi verificada, ainda, a atuação da segurança portuária em casos de ingresso não autorizado de embarcações nos terminais e introdução de drogas em contêineres. Os simulados incluíram exercícios de retomada da instalação portuária para os policiais exercitarem as técnicas para este tipo de intervenção.

A Polícia Federal, que exerce a presidência da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos) no âmbito federal e as Cesportos (âmbito estadual) têm direcionado seus esforços para a construção de protocolos de segurança adequados aos complexos portuários nacionais e para o cumprimento do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (Código ISPS).

O Código, internalizado no ordenamento jurídico nacional pelo Decreto nº 9.988, de 26 agosto de 2019, exige cooperação e entendimento contínuos e efetivos entre os entes públicos e privados atuantes no universo marítimo e portuário, de modo a detectar ameaças à proteção e tomar medidas preventivas contra incidentes de proteção que afetem navios ou instalações portuárias utilizadas no comércio internacional, por meio da aquisição de conhecimentos e habilidades.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »