13/08/2020 às 13h38min - Atualizada em 13/08/2020 às 13h38min

Codesul conhece ações de Hyogo que podem ser aplicadas no Paraná

Secretário do Codesul recebeu o representante da província japonesa, que apresentou estudo sobre extermínio de gafanhotos e sobre uso de medicamento para o combate ao coronavírus

- AEN

O secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul (Codesul), Wilson Quinteiro, recebeu nesta quarta-feira (12), em Curitiba, o diretor-presidente do escritório do governo da Província de Hyogo e região de Kansai no Brasil, Nagata Nobuyuki.

No encontro, Nobuyuki apresentou um estudo sobre a utilização de inseticidas para a exterminação de gafanhotos e outro sobre a viabilidade do uso da Ivermectina no combate ao novo coronavírus (Covid-19).

O diretor-presidente relatou que o Japão enfrentou também a infestação de mais de 40 milhões de gafanhotos no aeroporto de Kansai, antes mesmo de sua inauguração em 2007. “Realizamos alguns estudos para o extermínio do inseto, visto que sua presença danificava os cultivares locais e trazia prejuízo ao aeroporto, atrasando a inauguração. Tivemos um resultado positivo. E como possuímos laços de irmandade, não poderíamos deixar de compartilhar essa experiência com o Paraná”, disse Nobuyuki.

O documento demonstra as medidas adotadas para o extermínio do inseto, os produtos usados, formas de aplicar e os custos empregados. “Fiquei muito bem impressionado e feliz em receber um material tão profundo assim. Tenho certeza que será bem utilizado por nós”, enfatizou o secretário Wilson Quinteiro.

MEDICAMENTO - Ainda durante o encontro, foi apresentado um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa para Controle de Infecções da Universidade de Kitasato, sobre o uso do medicamento Ivermectina para o combate ao coronavírus e outras formas de usabilidade.

De acordo com o secretário do Codesul, essa é uma excelente oportunidade para que os laços educacionais entre Hyogo e o Paraná sejam ainda mais intensificados. “Vou encaminhar esse estudo para as universidades estaduais do Paraná e iniciar uma boa conversa para que sejam feitos estudos em parceria com nossas instituições que possuam cursos destinados para a área da saúde. Acredito que independente do momento teremos frutos excelentes”, ressaltou.

HYOGO E O PARANÁ  - O Estado do Paraná comemora no próximo ano, 50 anos de amizade e intercâmbio com a Província de Hyogo, no Japão. As parcerias ocorrem em diversos âmbitos como cultura, economia, saúde.

Cidades como Londrina, Maringá, Curitiba e Paranaguá, possuem relações de amizade e cooperação com cidades japonesas de Hyogo, como Nishinomiya, Kakogawa, Himeji e Awaji.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »