27/09/2017 às 11h06min - Atualizada em 27/09/2017 às 11h06min

Pouco mais de 2h semanais de qualquer exercício já beneficiam sua saúde

Já é de conhecimento geral que atividades físicas melhoram nossa saúde. Sabemos que precisamos nos afastar do sedentarismo e dar uma chance para os exercícios, e essa missão pode ser mais fácil do que parece.

estilo.uol.com.br
Um estudo publicado no jornal científico The Lancet mostrou que 150 minutos de exercício por semana já podem reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e que todo tipo de atividade física é igualmente positivo para o coração.
 
“Nossas descobertas indicam que atividades não recreativas, como tarefas domésticas por exemplo, são tão benéficas na redução de riscos de morte prematura e doenças cardíacas quanto exercícios mais focados”, afirmou Scott Lear, autor da pesquisa e professor na Universidade de Ciências e Saúde do Canadá, em entrevista ao site Vox.
 
É isso mesmo: limpar o chão da sua casa ou caminhar no seu horário de almoço por cerca de meia hora ajuda a evitar graves problemas de saúde.
 
O estudo avaliou por sete anos os níveis de exercício e as taxas de doenças cardiovasculares de mais de 130 mil adultos que vivem em diferentes países, como Canadá e China. Os cientistas descobriram que aqueles que relataram ao menos 150 minutos de atividade física por semana eram muito mais saudáveis do que os sedentários, sendo menos propensos a ter ataques cardíacos, derrames e doenças cardiovasculares, e com menores chances de morrer de outras causas físicas.
 
Além disso, se exercitar por duas horas e meia por semana foi associado a uma redução de 28% nas chances de morte prematura e diminuição de 20% nos casos de doenças cardíacas.
 
Resumindo, não importa onde você está suando, se é na academia, correndo no parque, limpando a casa ou caminhando até o trabalho, o importante é se manter ativo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »