12/08/2020 às 11h05min - Atualizada em 12/08/2020 às 11h05min

Nos últimos dois meses a Polícia Civil de Siqueira Campos solucionou diversos crimes

Todas as informações contidas nessa matéria foram coletadas no dia 10 de agosto

Da Redação/JCN - JCN
Trator New Holland TL100 que foi furtado em Jaguariaíva-PR, a Polícia Civil de Siqueira Campos recuperou na área rural de Siqueira Campos.
No dia 29 de julho o investigador da Polícia Civil de Siqueira Campos – Fernando Teixeira (Fernandão) participou do Jornal Meio Dia da Rádio Alternativa, onde falou de segurança pública e de como a Polícia Civil vem atuando no combate e prevenção de crimes. Durantes os últimos dois meses vários crimes foram solucionados, principalmente de furtos.
Só no mês de junho foram oito crimes solucionados, no dia 02 a Polícia Civil elucidou um roubo ocorrido no Auto Posto Pioneiro e em outros locais da região. Após diligências os investigadores identificaram dois suspeitos, e então cumpriram mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Criminal contra eles. Um dos suspeitos consta uma extensa lista criminal, tais como homicídio e furtos, ambos foram presos.
No dia 06 de junho a Polícia Civil em conjunto com a Polícia Militar obtiveram êxito em prender em flagrante delito um suspeito de furtos que estavam ocorrendo em Siqueira Campos, inclusive na casa do suspeito os policiais apreenderam vários objetos oriundos dos furtos ocorrido na Loja Gabi Modas, Loja De Lá Vié, Lar do Menor e APAE. O suspeito também teria envolvimento em outros furtos e tráfico de drogas.
No dia 08 de junho após diligências a Polícia Civil recuperou na Zona Rural de Siqueira Campos um Trator TS6020 New Holland, objeto de furto qualificado em uma fazenda no município de Ventania -PR. O veículo foi restituído ao proprietário. No dia 15 os policiais recuperaram um aparelho celular que foi furtado no centro da cidade, o objeto foi entregue à vítima. Na mesma semana recuperaram mais um Trator New Holland TL100 furtado em Jaguariaíva-PR na data de 19.04.2020, mas estava em uma propriedade rural de Siqueira Campos.
Na mesma semana os investigadores elucidaram o furto qualificado mediante arrombamento da Sorveteria 03 Corações, segundo informações três marginais invadiram a sorveteria e subtrairão valores em reais, certa quantidade sorvetes e uma máquina de cartão de crédito. Foi identificado os marginais e preso um deles, ainda recuperado certa quantidade de sorvetes.
Nesta manhã do dia 18 de junho a Polícia Civil de Siqueira Campos em conjunto com Polícia Civil de Wenceslau Braz, recuperam uma caminhonete que está com alerta de furto qualificado sendo que foi recuperada na cidade de Wenceslau Braz.
No dia 20 de junho a os policiais receberam denúncia anônima informando que havia Pé de "Maconha" plantado próximo a um riacho no bairro São Lucas na Zona Rural de Siqueira Campos, em diligências até o local foi apreendido um "pé de maconha" plantado em um vaso, nenhum suspeito foi localizado. As investigações continuam.
No início de julho, dia 02, a Polícia Civil de Siqueira Campos e de Wenceslau Braz em conjunto com a Polícia Militar deram cumprimento a mandados de buscas e apreensão contra suspeitos de tráficos de drogas, suspeitos de roubos e suspeitos furtos na cidade de Siqueira Campos. Sendo que alguns dos suspeitos ao serem surpreendidos pelas equipes policiais nas suas residências, tentaram fugas e tentaram destruir objetos como celulares e simulacros de armas de fogos. Alguns objetos e entorpecentes foram apreendidos.
Na madrugada do dia 15 de julho, os policiais deflagraram Operação de Cumprimento de Mandados de Prisão e Mandados de Buscas e Apreensão em residências de suspeitos de posse de arma de fogo e de suspeitos de furtos qualificado no município Siqueira Campos. Durante as buscas obteve-se êxito em apreender arma de fogo e munições, arma artesanal, e ainda apreensão de alguns objetos que permitiram a elucidação de furto qualificados. Nesta operação foram apreendidos dois suspeitos, os quais encontram-se a disposição da justiça.
Nesta tarde do dia 30 de julho a Polícia Civil de Siqueira Campos dando prosseguimento a investigação dos fatos que resultou no atropelamento fatal da vítima Sebastião João Regio ocorrido no Centro de Siqueira Campos na noite de 27/07/2020, sendo naquela data o autor se apresentou com seu advogado, quando naquela oportunidade foi ouvido, e posteriormente a autoridade policial representou pela prisão preventiva do autor, no qual foi atendido pelo Vara Criminal de Siqueira Campos. Sendo expedido Mandado Prisão Preventiva contra o autor, o qual foi cumprido imediatamente por esta equipe policial. O autor encontra-se preso à disposição da Justiça.
Na última segunda-feira, dia de 03 de agosto a Polícia Civil apreendeu uma motocicleta Honda CG, com chassi adulterado, a qual passará por perícia para que seja identificada a sua procedência.
Nesta manhã do dia 10 de agosto a Polícia Civil de Wenceslau Braz, Policia Civil de Siqueira Campos, Policia Civil de Tomazina em conjunto com Policia Militar deflagrou operação Força Tarefa de cumprimento de mandado de busca, obteve êxito na apreensão de diversos oriundos de Furtos em propriedades rurais na região, dois veículos e armas de fogo. Os suspeitos encontram-se presos em Wenceslau Braz a disposição da justiça.
Segundo Fernando Teixeira (Fernandão) a intenção é continuar trabalhando intensamente na investigação e elucidação de crimes, visando também a prevenção. Mesmo apesar de todas as dificuldades, poucos investigadores, ainda é possível trabalhar com agilidade e clareza.
 
Disque 181 Narcodenúncia para denunciar o tráfico de drogas
Em outra ocasião o investigador Fernando Teixeira explicou sobre o funcionamento do 181 Narcodenúncia , que é utilizado para denunciar crimes, principalmente o tráfico de drogas.
De acordo com o investigador entre vários crimes o que mais traz problemas para o município de Siqueira Campos atualmente é o tráfico de drogas, justamente por isso a Polícia Civil conta com apoio da população para que denunciem através do 181.
Segundo Fernando a ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer município do Estado do Paraná a qualquer hora, pois o atendimento do 181 funciona 24 horas, todos os dias da semana. É importante ter em mãos o máximo de informações sobre o crime e pessoa denunciada. São importantes dados como nome, apelido, local e horário do crime ou qualquer outro detalhe que possa observar. Quanto mais detalhes, melhor será o trabalho da Polícia sobre a denúncia.
“ A gente pede encarecidamente para a população, que quem souber de um ponto de tráfico ligue 181, não precisa se identificar e nem dizer de onde é. Liga e passa as ​características da pessoa, a casa, pois isso é essencial para nós investigadores de polícia que todos os dias olhamos o narcodenúncia, a sociedade precisa abraçar a causa”, explicou o investigador.
Apesar do 181 facilitar a denúncia,  principalmente pela característica de manter o anonimato do solicitante, as denúncias através do serviço são baixas no município. Tendo em vista que os investigadores se revezam entre a carceragem (dar assistência aos presos) e as investigações, o Narcodenúncia é muito importante para a Polícia Civil, pois auxilia nas investigações.  



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »