12/08/2020 às 10h43min - Atualizada em 12/08/2020 às 10h43min

O desafio dos professores para manter o ensino de qualidade durante a pandemia

Machado - JCN
Ilustrativa
Desde que o novo Coronavírus se instalou no país, são vários desafios a serem enfrentados, as aulas online é de certa forma mais complicada, pois apesar do professor explicar a matéria aos alunos, existe a dificuldade daqueles alunos que necessitam de algum tipo de aula especial.
Alunos com TDAH (Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade) que já apresentavam dificuldades de aprendizado na escola, mesmo com os professores sendo qualificados para lidar com eles, agora enfrentam mais dificuldade ainda, pois sem os professores ensinando detalhadamente a maioria tende a ficar com notas abaixo da média.
Outra dificuldade é o acesso às consultas para prescrição das medicações, já que na maioria dos municípios são feitas através de encaminhamento da escola, sendo que a maioria faz uso da medicação denominada Ritalina que é exatamente para pessoas com déficit de atenção. Com a falta de atendimento médico que em algumas regiões do país é totalmente precária direta ou indiretamente esses alunos acabam em desvantagem com relação aos demais.
São desafios diários enfrentados por esses grandes mestres do ensino, profissão a qual forma médicos, dentistas, engenheiro, empresários, empreendedores, entre outros. O professor é o pilar da sociedade moderna. Apesar da falta de recursos, cursos de capacitação e salários baixos, a luta é constante para transmitir a cada aluno o poder de conhecer, sonhar, acreditar, entre outros valores.
Alguns alunos que moram em regiões remotas ou até mesmo aqueles que não tem acesso à internet tem sido um dos maiores desafios, porém não impossível. Há exemplo de professores que vão até o aluno, tomando todas as medidas de segurança contra o Covid-19, as vezes andam até quilômetros, mas não deixam de cumprir sua sublime função de professor.
Há aqueles professores que permitem que os alunos gravem seus vídeos falando sobre suas dificuldades e questionamentos com relação ao conteúdo passado, e posteriormente enviam seus vídeos quando tem acesso à internet.
De várias formas esses profissionais tão importantes estão trabalhando, vale ressaltar que apesar de trabalharem de casa, os professores estão se desdobrando para dar conta de atender todos os alunos, uma vez que apresentar o conteúdo em sala de aula basta explicar uma ou duas vezes e os alunos uns ajudavam os outros e se tornava mais fácil o aprendizado.
Já, dando aulas online se torna mais difícil, já que os professores acabam tendo que atender um aluno de cada vez, principalmente porque no período em que é possível ministrar as aula, as vezes os pais estão trabalhando e as crianças fazem seus deveres a noite, então o professor não deixa de dar atenção e fazem as aulas de acordo com a disponibilidade do aluno.
Enfim, são muitas as dificuldades desses mestres, mas o esforço de cada um é o que torna possível uma sociedade mais justa.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »