30/07/2020 às 13h38min - Atualizada em 30/07/2020 às 13h37min

Deputadas lançam campanha Sinal Vermelho para a Violência contra a Mulher no DF

Da Redação - ND
Agência Câmara Notícias

A Câmara dos Deputados aderiu à campanha Sinal Vermelho para a Violência contra a Mulher, lançada em 20 de junho pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A partir das 15 horas, uma reunião virtual, promovida pelas deputadas Flávia Arruda (PL-DF) e Paula Belmonte (Cidadania-DF), com o apoio da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, vai discutir o lançamento da ação no Distrito Federal.

A ideia da campanha é simples. Uma mulher que está sendo vítima de violência doméstica vai até uma farmácia, mostra o x desenhado na palma da mão, e o atendente aciona a polícia que afasta o agressor e inicia os trâmites de atendimento a essa mulher.

Segundo a AMB, o DF ficou em segundo lugar no número de denúncias de violência contra a mulher em 2019. Durante a pandemia, as ligações para centrais de denúncia, como o Disque 180 e o 190, cresceram 32% mas o número de boletins de ocorrência caiu 5%.

“A pandemia aumenta os níveis de estresse e de instabilidade econômica e sabemos que isso é um gatilho para a violência”, afirmou a secretária da Mulher, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), em evento da bancada feminina, no início do mês. “Campanhas que alertem sobre o problema e facilitem a denúncia podem ajudar aquelas pessoas que estão sob vigilância constante e não conseguem denunciar quando estão em companhia do seu agressor.”

Foram convidados para participar do encontro virtual:
- a presidente da AMB, Renata Gil;
- a conselheira do CNJ Maria Cristiana Ziouva;
- a promotora de justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Isabella Angélica Chaves;
- a coordenadora do Programa Orientado à Prevenção da Violência Doméstica e Familiar da Polícia Militar do DF, tenente Adriana Vilela; e
- a presidente do Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal, Gilcilene El Chaer.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »