21/09/2017 às 14h23min - Atualizada em 21/09/2017 às 14h23min

Copel plantou 40 mil mudas em ações de arborização urbana

Desde 2007, Programa Florestas Urbanas mantém boa convivência das redes de distribuição de energia com árvores em vias urbanas. A companhia tem hortos que produzem as mudas que são plantadas.

AEN Paraná

A Copel comemora nesta quinta-feira (21) o Dia da Árvore com um balanço de um de seus principais programas de preservação de florestas. Nos últimos dez anos, o Programa Florestas Urbanas já plantou 40 mil mudas de árvores em arborização de municípios atendidos pela Companhia no Paraná.

O programa inclui ações feitas pela Copel em conjunto com prefeituras para melhorar a arborização urbana desses municípios. O objetivo principal é manter a boa convivência das redes de distribuição de energia com as árvores urbanas, o que gera menos necessidade de intervenções com podas drásticas.

“A escolha adequada de árvores próprias para o plantio urbano também ajuda a reduzir desligamentos da rede de energia”, destaca o presidente da Copel, Antonio Guetter.

O Florestas Urbanas também procura indicar quais são as árvores mais adequadas para plantio nas cidades, levando em consideração o padrão de mudas de tamanho maior que 2,10 metros, adequadas para calçadas.

HORTOS – As mudas plantadas são produzidas nos hortos da Copel e são escolhidas espécies com características adequadas para o ambiente urbano, principalmente de espécies nativas e de pequeno porte.

Os hortos estão localizados nas usinas hidrelétricas Gov. Bento Munhoz da Rocha Netto (Foz do Areia), Gov. Ney Braga (Segredo), Gov. José Richa (Salto Caxias) e Gov. Jayme Canet Júnior (Mauá). São produzidas todos os anos cerca de 300 mil mudas, entre espécies nativas – como as de peroba, pinheiro do Paraná (araucária), sassafrás, buriti e mais outras 150 espécies – e exóticas.

No site da Copel é possível consultar um Guia de Arborização de Vias Públicas: http://www.copel.com/hpcopel/guia_arb/

Para a gestão de podas feitas em árvores urbanas, a Copel está estudando um projeto de georreferenciamento de vegetação. Já foram levantadas 474 mil árvores sob as redes de energia.

BIOMAS PROTEGIDOS - Além do Programa Florestas Urbanas, a Copel preserva todas as tipologias de vegetação do Estado do Paraná. A maior parte das ações de preservação destas áreas acontece por meio do Programa Florestas Ciliares, que realiza o reflorestamento e o cercamento de Áreas de Preservação Permanente (APP) no entorno de usinas hidrelétricas.

É uma forma de recuperar áreas degradadas ou evitar ao máximo a degradação, além de contribuir para a melhoria da qualidade da água dos reservatórios, inibir erosão do solo, conservar a biodiversidade e propiciar conexão entre os remanescentes florestais.

“Temos profissionais da área fundiária que fazem inspeções periódicas nas áreas ao redor dos reservatórios das usinas para identificar e coibir desmatamentos, roçadas e construções irregulares em áreas de preservação mantidas pela Companhia”, detalha Guetter.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »