O CIES Football Observatory (Centro de Estudo Internacional do Esporte) aponta Jesualdo Ferreira, do Santos, como segundo técnico mais velho no mundo.
O CIES levantou dados de 79 países e 110 ligas. O português tem 74 anos e nasceu quatro meses depois de Hamdi Yilmaz, do Keçiörengücü, da segunda divisão da Turquia.
A média geral de idade dos treinadores é de 48,8 anos. No Brasil, o número aumenta um pouco - 52. Eles ficam em média menos de um ano nos clubes e a maior parte foi jogador.
"Este estudo pioneiro sobre as características dos treinadores de clubes de futebol profissional em todo o mundo mostra que o perfil típico de um treinador é um homem com menos de 50 anos de idade (48,8), responsável por menos de um ano de trabalho (301 dias) e na maior parte das vezes nascido do país do clube treinado (7 de 10 casos)", diz trecho do estudo.
"Quase dois terços deles são ex-jogadores profissionais: 64,3%. Quanto às posições em que atuou, observamos uma super-representação dos defensores: 35% dos treinadores nas ligas estudadas", afirma outra parte do levantamento.