23/06/2020 às 15h50min - Atualizada em 23/06/2020 às 15h50min
Curso para o Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente
Começou nesta segunda-feira e segue até 22 de agosto. A realização é da Força-Tarefa Infância Segura, em parceria com a Escola de Direitos Fundamentais e a Escola de Gestão
- AEN
O Governo do Estado iniciou nesta segunda-feira (22) o Curso de Formação à Distância para o fortalecimento do Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente. A capacitação é realizada pela Força-Tarefa Infância Segura e Escola de Direitos Fundamentais, ambas da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, e a Escola de Gestão, da Secretaria da Administração e da Previdência.
A capacitação será ministrada até o dia 22 de agosto de 2020, com carga horária de 50 horas e certificação pela Escola de Gestão. O secretário da Justiça, Família e Trabalho, Eder Colaço, abriu a aula inaugural reforçando a importância de o Estado atuar preventivamente com a pauta da proteção à infância. “O Estado tem sido proativo e tomado decisões para fortalecer cada vez mais o sistema de proteção das crianças, que é um dos pilares da nossa da pasta e uma das políticas prioritárias na gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior”.
TEMAS - Durante o mês, o curso abordará módulos temáticos nas áreas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco; processos de responsabilização para proteção de crianças vítimas de violência; redes de atenção e serviços de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência; políticas públicas de prevenção (primária e secundária) de violências contra a criança e o adolescente.
“A capacitação tem como objetivo promover a formação continuada dos profissionais que atuam na prevenção e no enfrentamento das violências contra criança e adolescentes no Paraná e também reforçar a participação dos mais de 1,5 mil inscritos ampliando assim rede de proteção da Infância Segura”, explica o chefe do Departamento de Justiça e coordenador-geral da Força-Tarefa Infância Segura, Felipe Hayashi,
“Neste momento de pandemia, capacitações EaD são fundamentais para que possamos cada vez mais fortalecer a rede de proteção as crianças e da educação”, disse a chefe do Departamento da Diversidade e Direitos Humanos, Ângela Mercer de Mello Nasser.
A capacitação ainda conta com o apoio da Educa Play (Secretaria da Educação), Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai/Assembleia Legislativa).