O Instituto Água e Terra lança o Programa Aliança Pró-Fauna, direcionado aos espécimes da fauna nativa, e reedita o Selo Amigo da Fauna, um rótulo ecológico de incentivo às instituições públicas ou privadas.
As iniciativas são de reconhecimento aos parceiros existentes e abrem a possibilidade para que mais paranaenses possam colaborar com a proteção da fauna silvestre no Estado.
O Projeto Aliança Pró-Fauna vai permitir a expansão do atendimento aos espécimes vítimas de ações ilícitas como comércio ilegal, cativeiro irregular, tráfico de animais e maus-tratos. Já o Selo Amigo da Fauna, totalmente recriado, é uma marca dos atores que apoiam ou praticam medidas de proteção e conservação da fauna silvestre.
Os dois mecanismos fazem parte de uma série de ações de reconhecimento aos parceiros do Instituto Água e Terra, no escopo das iniciativas Pró-Fauna, estabelecidas pelo Governo do Paraná. Representam um novo modelo de gestão e conservação de fauna silvestre em condição ex situ e in situ (dentro e fora do ambiente natural, respectivamente).
O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, ressalta que o Governo do Paraná é pioneiro em ações que envolvem a preservação da fauna.
“Desde o início dessa gestão, temos reforçado a implementação de políticas direcionadas à proteção e ao acompanhamento da fauna, valorizando as parcerias, pois sem elas nossas ações são dificultadas”, salienta.
O presidente do Instituto Água e Terra, Everton de Souza, esclarece que o Projeto Aliança Pró-Fauna concilia a dificuldade de destinação de determinados grupos de animais silvestres que, após avaliação técnica, não são considerados aptos a retornar para a natureza, sendo a manutenção em cativeiro a opção mais viável.
“Determinadas pessoas têm interesse em manter, ajudar e cuidar desses animais, mas não possuem a vocação de atuarem como criadores comerciais, conservacionistas ou zoológicos”, diz. “O Selo foi a forma que o Instituto Água e Terra encontrou para reconhecer as instituições ou empresas que atuam como parceiras nesse processo de conservação da fauna nativa silvestre”, acrescentou.
ALIANÇA PRÓ-FAUNA – O objetivo do Aliança Pró-Fauna é fazer com que os interessados adotem e coloquem em prática os projetos de manejo de fauna elaborados pelo Instituto Água e Terra, obtendo para tanto a licença ambiental simplificada, conforme as diretrizes da Portaria IAP nº 246/2015. Desta forma, o órgão ambiental disponibilizará os projetos e planos de trabalho com as diretrizes para o manejo dos planteis.
O interessado em licenciar-se como um Mantenedor de Fauna vinculado ao Aliança Pró-Fauna deverá manifestar formalmente seu interesse em participar do Projeto, e, consequentemente, firmar termo de cooperação junto ao órgão ambiental.
A bióloga e doutora em Conservação da Natureza e coordenadora Setor de Fauna do Instituto Água e Terra, Gisley Paula Vidolin, lembra que trata-se de um ato de amor e compaixão pela condição em que se encontram estes animais, associado a uma ação que deve ser planejada e consciente.
SELO AMIGO DA FAUNA – O protocolo existia desde 2009. A nova versão unificou as categorias - ouro, prata e bronze - e traz um novo desenho gráfico.
A emissão do Selo pode ocorrer para reconhecer o apoio logístico, financeiro e técnico-científico às ações do Instituto Água e Terra, de manejo, monitoramento, pesquisa ou fiscalização de fauna.
Os parceiros reconhecidos com o Selo Amigo da Fauna, mediante certificado específico, poderão veicular a marca em materiais promocionais, de divulgação, impressos ou em páginas na internet (websites) da instituição. Também haverá o repasse de placas a serem instaladas nas propriedades.
As organizações, instituições ou empresas interessadas em obter o Selo Amigo da Fauna deverão estar em consonância com a legislação.
CONTATO - Para maiores informações, os interessados em fazer parte das iniciativas e projetos apresentados pelo Instituto Água e Terra deverão entrar em contato com o Setor de Fauna do Instituto Água e Terra pelo e-mail
[email protected] e telefone (41) 3213-3858.