29/05/2020 às 17h29min - Atualizada em 29/05/2020 às 17h29min

Grupos técnicos de planejamento facilitam a captação de recursos

Municípios que criam um grupo técnico permanente voltado ao planejamento podem rever e formular políticas públicas e ter um salto na qualidade de vida dos moradores, além atender à legislação para obter financiamentos

- AEN
Para as administrações municipais que querem ir além de atender às demandas do dia a dia e melhorar de forma efetiva a qualidade de vida de seus moradores é essencial rever e planejar as políticas públicas. O planejamento voltado para esse fim possibilita promover mudanças estruturais, com ganhos significativos nas área da educação, saúde, economia, mobilidade, meio ambiente, na urbanização, no incentivo à cultura e na oferta de lazer em espaços públicos.
“Isso pode ser feito, com a criação de um Grupo Técnico permanente dedicado ao planejamento, que pode ser integrante de uma secretaria ou uma diretoria de um organismo municipal”, explica Carlos Storer, analista de Desenvolvimento Municipal do Serviço Social Autônomo - Paranacidade, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas.
De acordo com ele, a dificuldade das prefeituras, principalmente de municípios menores, em manter estruturas dedicadas ao planejamento, está ligada ao orçamento. “A falta de planejamento e de sua gestão leva a gastos não previstos e à menor eficiência na aplicação dos recursos públicos. Daí a importância em manter pessoal qualificado com atenção voltada permanentemente para a melhoria do espaço urbano, que possa elaborar e propor revisões para o Plano Diretor Municipal”, argumenta.
Outro benefício para os municípios que têm suas estruturas de planejamento é a captação de recursos para a execução de projetos. Storer lembra que a manutenção desses Grupos Técnicos está entre as exigências para a aprovação de solicitação de recursos via Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios, por exemplo, em observação à Legislação Estadual.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »