29/05/2020 às 17h28min - Atualizada em 29/05/2020 às 17h28min

Estratégias do Paraná contra Covid-19 são destaque em fórum Ibero-Americano

As estratégias adotadas nas áreas da saúde, economia e tecnologia foram apresentadas pelo chefe da Casa Civil. Segundo ele, as plataformas digitais criadas nesse período irão permanecer e devem transformar o atendimento ao cidadão

- AEN
A experiência paranaense no enfrentamento à pandemia da Covid-19, com especial destaque para o uso de plataformas digitais, foi apresenta nesta quinta-feira (28) pelo chefe da Casa Civil Guto Silva no fórum virtual Ibero-Americano “As ações dos governos para o enfrentamento da Covid-19 nas plataformas digitais”. O evento organizado pela Rede Ibero-Americana dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável contou com a participação de representantes de governos de Salta (Argentina), Colômbia e Andalucia (Espanha).
Silva destacou que o Paraná é um dos estados brasileiros com maior controle da pandemia e que a estratégia adotada teve como foco três áreas: Saúde, Economia e Tecnologia. “Ampliamos a testagem da população, o número de leitos hospitalares, contratamos mais profissionais, enfim, reforçamos toda a estrutura da Saúde. E temos indicadores bastante expressivos. Por exemplo, o hoje o Paraná tem mais UTIs do que a Espanha e a Itália”, disse.
No campo econômico, o chefe da Casa Civil citou a força do agronegócio no Estado, que representa 33% do PIB e abastece os principais centros do País. Uma das grandes preocupações, disse, foi manter esse abastecimento e também o funcionamento dos portos, que adotaram protocolos sanitários e garantiram o escoamento de uma safra recorde de soja. 
Na área tecnológica, Silva explicou que a pandemia fez com que o Estado acelerasse a adoção de serviços digitais. “Tínhamos planejado ofertar o máximo de serviços à população por meio de plataformas digitais, mas tivemos que antecipar essas ações nesse período”, destacou. “Esse é um legado importante para o futuro e deve transformar profundamente o atendimento à população”.
Exemplos de iniciativas que foram adotadas durante a pandemia são o Teletrabalho, que engloba hoje quase 80% dos servidores estaduais; a Telemedicina, que oferta atendimento médico e psicológico; a Saúde Tech, que apoia startups e empresas no desenvolvimento de produtos para o enfrentamento ao coronavírus, e o Hack pelo Futuro, maratona digital realizada em abril e maio para buscar alternativas inovadoras para o pós-pandemia.
Na área da Educação, o chefe da Casa Civil listou diversas alternativas de aulas não presenciais implantadas durante o isolamento social para atender os cerca de 1 milhões de alunos da rede estadual: videoaulas diárias em três canais de TV aberta e pelo Youtube; criação do aplicativo Aula Paraná; implementação das salas virtuais do Google Classroom; disponibilização de pacotes de internet 3G e 4G para alunos e professores; e entrega de atividades impressas para aqueles que não possuem TV ou celular.
Em 45 dias foram 17,4 milhões de visualizações no Youtube; 592 mil jovens acessam o Google Classroom diariamente; 41 mil professores da rede estão conectados no Classroom e mais de 800 mil usuários já baixaram o aplicativo Aula Paraná nos celulares. A modalidade EaD incorporou a linguagem em libras e também passou a ser utilizada pelas redes municipais do Paraná.
“Os números são impressionantes, buscamos uma mescla entre plataforma digital e TV aberta e conseguimos dessa forma atender com ensino a distância 99,7% do Estado”, afirmou.
Outro destaque apresentado por ele foi a plataforma de inteligência artificial PIÁ, que concentra cerca de 400 serviços públicos e que durante a pandemia acrescentou outros, como, por exemplo, o agendamento online para doação de sangue.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »