27/05/2020 às 13h05min - Atualizada em 27/05/2020 às 13h05min

Relembre 6 casos de doping de jogadores brasileiros no século

Gazeta Esportiva

O futebol brasileiro teve um aumento no número de casos de doping nos últimos anos, em decorrência de uma série de remédios utilizados incorretamente nos jogadores, principalmente os com base de corticoides – aquelas infiltrações para que o atleta possa jogar sem dor. Ao longo dos primeiros anos do século, vários casos de doping marcaram nosso futebol. Vamos relembrar alguns deles.

Jobson

 

O jogador atuava pelo Botafogo quando foi pego no exame, que apontou uma substância encontrada na cocaína. Jobson admitiu o uso da droga e foi punido pelo STJD, inicialmente com dois anos longe dos gramados. Depois, a pena foi reduzida e o atleta voltou em seis meses. Porém, nunca retomou o bom futebol que apresentava na época, e se manteve envolvido em polêmicas.

Romário

Em 2007, ano de seu gol mil, Romário foi suspenso por 120 dias, após ser flagrado com finasterida, substância encontrada nos remédios para calvície. O atacante reconheceu o uso do remédio e teve a pena anulada, podendo voltar a atuar. Poucos meses depois, o baixinho se aposentou.

Dodô

Também em 2007, o artilheiro dos gols bonitos caiu no exame antidoping. A substância encontrada foi o femproporex, uma anfetamina presente em remédios utilizados para emagrecimento. Os medicamentos com essa substância foram proibidos no Brasil em 2011, mas liberados novamente em 2017. A médica Anabel Rodriguez, editora do Saudável&Forte, afirma que, apesar de ser usado no emagrecimento, essa é uma substância muito perigosa, já que afeta diretamente o sistema nervoso, trazendo efeitos de agitação semelhantes aos de algumas drogas, como a cocaína.

Carlos Alberto

O meia Carlos Alberto foi pego enquanto atuava pelo Vasco, em 2013. As substâncias encontradas em seu exame, hidroclorotiazida e carboxi-tamoxifeno, não trazem benefícios no esporte. Porém, podem mascarar outras substâncias ilegais, motivo da proibição. Carlos Alberto teve que ficar um ano sem jogar.

Walter

Walter sempre foi conhecido por seus problemas com o peso, e foi justamente esse o motivo de sua queda por doping. O atacante foi pego enquanto jogava pelo CSA, flagrado com sibutramina, outra substância muito comum em remédios para emagrecimento. A pena foi a mais severa da lista: inicialmente, o gancho seria de um ano, mas ele foi estendido para dois anos. O jogador ainda não voltou aos gramados.

 

 

 

 

 
Fred

 

O volante Fred, atualmente no Manchester United, foi flagrado no exame antidoping depois de uma partida pelas eliminatórias da Copa do Mundo, entre Brasil e Paraguai. A substância era a hidroclorotiazida, que mascara a presença de outras substâncias ilícitas. A punição da FIFA foi de um ano. Depois desse período, o jogador voltou ao Shakhtar, se destacou, foi convocado para a Copa do Mundo da Rússia e partiu para o gigante inglês.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »