15/09/2017 às 20h07min - Atualizada em 15/09/2017 às 20h07min

Designer de unhas – A nova profissão em meio à crise

Uma profissão que cresce rapidamente. Designer oferecem às clientes o que há de mais bonito e inovador no mercado

Regiane Romão
Dedicação, entusiasmo e parceria. Esses são alguns ingredientes que compõe o grupo “#Simonetis”, designer de unhas de todo o Brasil que se juntaram e hoje formam um grupo fortalecido e que tem inspirado muita gente.
Em Cornélio Procópio, a designer de unhas Lilian Oliveira faz a sua fama e conquista cada vez mais o seu espaço. Com um riso aberto e muita disposição, atende as clientes em seu salão e recebeu a equipe do JCN para um bate-papo descontraído e recheado de sorrisos.
Lilian tem 37 anos e é manicure a pelo menos 21 anos, porem ela havia abandonado a profissão por não se sentir realizada. Mas há três anos, ela descobriu o mundo das pedrarias, uma nova tendência no universo das unhas e se encantou com o trabalho, “Vi algumas manicures postando os seus trabalhos e achei muito bonito, quis voltar e me dedicar a essa arte, aprendi com outras manicures através de fotos, eu fazia apenas as unhas básicas, trabalhava no comércio e fazia unhas no final de semana”.
Por conta de um problema de saúde na família, Lilian se viu obrigada a trabalhar na região. Pegava estrada todos os dias para buscar o sustento da família.
Quando ela superou o problema familiar pode enfim escolher se voltaria ao comércio procopense ou continuava como manicure, trabalhando em casa.
Nesse momento, as clientes da manicure Lilian voltaram e em pouco tempo ela já não tinha mais horário para atender, “Foi quando ela decidiu retomar de vez a carreira como designer de unhas e passou a trabalhar em casa”.
Atualmente, ela dá cursos de aplicação de pedraria. “Muitas manicures me procuram e me pedem para ensinar, eu não sei se é um dom, mas eu tenho facilidade para aplicar as pedras, e isso nesse meio é de extrema importância”.
Muitas clientes que chegam ao salão deixam por conta da designer o modelo da unha da semana. “Elas chegam e falam assim, hoje está na sua mão, faça o que você achar mais bonito, e eu faço. Têm umas que são mais básicas, outras que são extravagantes, mas faço sempre o que agrada as minhas clientes”.
Através das redes sociais, a Lilian começou a divulgar o seu trabalho e então a primeira chance de parceria aconteceu. Ela começou a marcar no facebook a página “Tatá Customização & Cia”, apenas para ver se recebia elogios. “Eu pensava, se ela comentar a minha unha vou ficar toda orgulhosa, mas o inesperado aconteceu e ela me propôs uma parceria, e em pouco tempo eu recebi a minha primeira caixa de pedraria. Tinha uns 500 saquinhos de pedras, se eu fosse comprar ficaria em torno de uns R$ 1 mil, isso, no nosso meio é muita coisa”.
Depois de um ano de parceria, conheci várias meninas e nós criamos um grupo aleatório para trocarmos experiências, e nesse grupo tinha a Simone, que era manicure, a Tatá (da Tatá Customização & Cia) chamou a Simone e a convidou para ser gerente das mídias sociais da Tatá. “Ela busca parcerias para as Simonetis tanto com material de trabalho como cursos profissionalizantes, hoje se uma de nós precisa fazer um curso, por exemplo, as #Simonetis se ajudam. Isso é muito importante para nós”.
Lilian explicou ainda que o foco é investir nas #Simonetis. “Nosso objetivo é criar uma ONG para ajudar as outras manicures. Ainda temos que estruturar esse projeto, mas é o nosso maior desejo”.
Para fortalecer ainda mais as Simonetes, os membros do grupo vão se reunir no dia 12 de novembro, em Ponta Grossa para um “Encontrão”. “Somos ao todo 94 mulheres que fazem parte do grupo, nem todas poderão ir ao encontro, mas a maioria vai”.
Simone Semanech
Gerente das mídias sociais da Tatá Customização & Cia conta que o começo da carreira foi difícil e que há um ano e meio foi chamada pela Tatá para trabalhar com ela.
O início foi difícil, ela começou divulgando seus trabalhos pelo facebook e em contato com as empresas, ela perguntou se eles queriam que ela selecionasse as meninas para parcerias.
O nome #Simonetis surgiu da necessidade de “batizar” o grupo, o marido de Simone que escolheu, e os membros do grupo aprovaram.
Atualmente as empresas entram em contato com a Simone e pede manicures e designer de unhas para divulgação, ela então seleciona o número de meninas pedido pela empresa e entra em contato para ver se elas também tem interesse.
Simone ressaltou que o grupo é muito unido. “Buscamos sempre ajudar umas as outras e sempre pedimos discrição, afinal, o que acontece com as Simonetes deve ficar entre nós. Ajudamos quem precisa, até com dinheiro se for necessário, mas pedimos que elas sejam discretas, afinal, o que uma mão faz a outra não precisa ficar sabendo”.
Apesar de trabalhar com parcerias, Simone explica que é bem exigente com as meninas que entram no grupo. “Vejo as que tem mais visibilidade nas redes sociais e essas faço questão de que estejam no grupo. Trabalhamos com parcerias e por essa razão preciso ter certeza que elas são as melhores”.
Para finalizar, Simone agradeceu as meninas participantes do grupo e disse que fará sempre o possível para que o grupo cresça e se destaque.

 

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