26/05/2020 às 15h49min - Atualizada em 26/05/2020 às 15h49min

Audiências públicas virtuais norteiam mais de 300 licitações

Videoconferências promovidas pelo Departamento de Logística para Contratações Públicas, em maio, tornarão as licitações mais céleres e competitivas. Processos de compras discutidos em maio envolvem investimento público de aproximadamente R$ 1,73 bilhão

- AEN
Mesmo com as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus o Governo do Estado segue o planejamento de aquisições essenciais para o funcionamento da máquina pública. Em maio, foram promovidas três audiências públicas virtuais pela Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, que nortearão cerca de 300 processos licitatórios para compra de medicamentos, alimentos e veículos.
Até o ano que vem, o Governo do Paraná deve investir aproximadamente R$ 1,73 bilhão nestes três objetos por meio do Sistema de Registro de Preços.
Os processos estão sob responsabilidade do Departamento de Logística para Contratações Públicas (Decon), que não paralisou as atividades e faz sessões públicas para recebimento de contribuições aos processos licitatórios de grande porte que estão sendo realizados pelo Estado.
“As audiências públicas, além de tornar o processo mais célere, garantem transparência às concorrências e permitem uma construção conjunta dos termos de referência”, afirma o diretor-geral da Secretaria, Bráulio Cesco Fleury. “As sugestões trazidas nas sessões evitam muitos questionamentos ou impugnações futuras”.
De acordo com Maria Carmen Albanske, diretora do Departamento de Logística para Contratações Públicas, da Secretaria da Administração, além das participações na teleconferência, as audiências tiveram mais de 120 visualizações no canal do departamento no Youtube. “Estas audiências atendem à legislação e ampliam a competitividade das concorrências públicas, pois dão mais visibilidade aos certames”, afirma.
COMISSÕES TÉCNICAS - Os apontamentos feitos pelos participantes serão analisados por comissões técnicas específicas e o resultado será divulgado no mesmo link em que estão publicados os editais das respectivas audiências públicas, no site www.comprasparana.pr.gov.br.
As audiências públicas estavam programadas para ocorrerem de forma presencial. No entanto, em função da pandemia, o Paraná inovou e adotou o formato eletrônico, tudo para evitar atrasos nos processos licitatórios. “No período de pandemia, os servidores do Estado do Paraná continuam exercendo suas funções, ainda que em teletrabalho, tudo para que os serviços essenciais prestados à população não sejam prejudicados”, explica Fleury.
CONTRIBUIÇÕES - Na audiência para discutir a compra de gêneros alimentícios, uma das sugestões recebidas foi a regionalização da compra da merenda escolar pelo Estado. A ideia é que os alimentos adquiridos precisam ser produzidos na região onde serão distribuídos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »