26/05/2020 às 12h40min - Atualizada em 26/05/2020 às 12h40min

Polícia Federal realiza operação na residência oficial do governador do Rio

Ofluminense

Agentes da Polícia Federal estão realizando operação de busca e apreensão no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador do Rio, Wilson Witzel, na manhã desta terça-feira (26). Há também policiais em outros bairros do Rio, como Leblon e Grajaú.

A Operação Placebo tem o objetivo de apurar indícios de desvios de recursos públicos destinados ao atendimento do estado de emergência de saúde pública durante a pandemmia do coronavírus, no estado do Rio de Janeiro.  De acordo com a Polícia Federal, elementos de prova, obtidos durante investigações iniciadas no Rio de Janeiro pela Polícia Civil, pelo Ministério Público Estadual e pelo Ministério Público Federal foram compartilhados com a Procuradoria Geral da República no bojo de investigação em curso no Superior Tribunal de Justiça e apontam para a existência de um esquema de corrupção envolvendo uma organização social contratada para a instalação de hospitais de campanha e servidores da cúpula da gestão do sistema de saúde do Estado do Rio de Janeiro.

Ao todo, 15 equipes da Polícia Federal de Brasília participam da operação. Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão. A PF também realiza ações da operação na cidade de São Paulo. Os mandados foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça. 

O governador Wilson Witzel emitiu nota afirmando que não tem nenhum tipo de participação em irregulares envolvendo as denúncias e que está a disposição da Justiça.

"Não há absolutamente nenhuma participação ou autoria minha em nenhum tipo de irregularidade nas questões que envolvem as denúncias apresentadas pelo Ministério Público Federal. Estranha-me e indigna-me sobremaneira o fato absolutamente claro de que deputados bolsonaristas tenham anunciado em redes sociais nos últimos dias uma operação da Polícia Federal direcionada a mim, o que demonstra limpidamente que houve vazamento, com a construção de uma narrativa que jamais se confirmará.  A interferência anunciada pelo presidente da república está devidamente oficializada. Estou à disposição da Justiça, meus sigilos abertos e estou tranquilo sobre o desdobramento dos fatos. Sigo em alinhamento com a Justiça para que se apure rapidamente os fatos. Não  abandonarei meus princípios e muito menos o Estado do Rio de Janeiro", disse o governador.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »