19/05/2020 às 12h25min - Atualizada em 19/05/2020 às 12h25min

Família encontra corpo de jovem baleado durante operação em São Gonçalo

Vitor D avila
Ofluminense

O corpo do adolescente João Pedro Matos Pinto, de 14 anos, foi encontrado por familiares, na manhã desta terça-feira (19), no Instituto Médico Legal (IML) de São Gonçalo. O jovem morreu após ser baleado durante operação da Polícia Federal com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) na região da Praia da Luz, no Complexo do Salgueiro, na mesma cidade, na tarde de segunda-feira (18).

Desde o momento em que o rapaz foi socorrido, a família iniciou uma busca desesperada por informações sobre seu estado de saúde. De acordo com parentes, João Pedro foi atingido na barriga e socorrido de helicóptero pelos agentes.

Um familiar, que preferiu não se identificar, relatou que o jovem estava no quintal da casa de sua tia brincando com outras duas crianças, quando começou a troca de tiros entre policiais e criminosos.

"Ele estava brincando com um primo e um amigo no quintal da casa da tia deles. Por volta de 14h começou a operação, polícia pousou o helicóptero e os traficantes fugiram pelo quintal, começou o tiroteio e o João foi atingido na barriga", relatou.

Ainda segundo parentes, não foi permitido que ninguém acompanhasse João durante o resgate. De acordo com as secretarias Estadual e Municipal de Saúde, não houve registro de atendimento do rapaz no Hospital Estadual Alberto Torres (Heat) ou em outras unidades de saúde do Município.

De acordo com a Polícia Civil, a Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG) instaurou inquérito para apurar a morte de um adolescente ferido durante operação da Polícia Federal com apoio da Core, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. Foi realizada perícia no local e duas testemunhas prestaram depoimento na delegacia. Os policiais foram ouvidos e as armas apreendidas para confronto balístico. Outras diligências estão sendo realizadas para esclarecer as circunstâncias do fato.

A ação visava cumprir dois mandados de busca e apreensão contra lideranças de uma facção criminosa. Durante a ação, seguranças dos traficantes tentaram fugir pulando o muro de uma casa. Eles dispararam contra os policiais e arremessaram granadas na direção dos agentes. No local foram apreendidas granadas e uma pistola.

O jovem foi ferido e socorrido de helicóptero. Médicos do Corpo de Bombeiros prestaram atendimento, mas ele não resistiu aos ferimentos. O corpo foi encaminhado para o IML de São Gonçalo.

#ProcuraseJoãoPedro

Enquanto procuravam por notícias do paradeiro de João Pedro, familiares e amigos subiram a hashtag #ProcuraseJoãoPedro nas redes sociais. Várias pessoas se sensibilizaram com o drama da família e ajudaram a divulgar o desaparecimento do garoto. O assunto, na manhã desta terça, estava em primeiro lugar nos trending topics do Twitter no Brasil. A maioria das mensagens passava solidariedade à família e ao mesmo tempo revolta por conta da perda do jovem.

Nova operação

A Polícia Militar informou que, nesta terça-feira, militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) atuam na Comunidade do Salgueiro, em São Gonçalo. Até o momento, não há informação de prisão ou apreensão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »