13/05/2020 às 16h43min - Atualizada em 13/05/2020 às 16h43min

Banda da PM homenageia profissionais da enfermagem

Equipes dos hospitais da PM, Cajuru e Marcelinho Champagnat assistiram ao concerto preparado especialmente para eles

- AEN
Na semana da Enfermagem, a Banda de Música da Polícia Militar presta homenagem em diversos hospitais de Curitiba, uma forma de valorizar a luta diária destes profissionais para salvar vidas. Nesta terça-feira (12/05), os músicos da PM fizeram um concerto especial para os enfermeiros que trabalham no Hospital da Polícia Militar (HPM). O concerto também aconteceu para as equipes dos hospitais Cajuru e Marcelino Champagnat, nesta segunda (11).
Para o diretor-chefe do Hospital da PM, tenente-coronel Mario Ricardo do Amaral, comemorar a data simboliza um agradecimento pela dedicação constante dos profissionais de saúde. “Somos extremamente agradecidos aos enfermeiros, pois o serviço desses profissionais é um verdadeiro sacerdócio, dedicam suas vidas para cuidar de outras pessoas desconhecidas”.
Segundo o maestro da banda, capitão José Galdino Filho, não poderia faltar um agradecimento especial aos enfermeiros. “Para nós é uma alegria estar aqui nesse dia e homenagear os profissionais da saúde que estão na linha de frente, salvando vidas”, disse.
COMEMORAÇÃO - No dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, que representa um marco da enfermagem moderna, ao se destacar no tratamento de soldados na Guerra da Criméia (1853 -1856).
No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos de 1940 em homenagem a dois grandes personagens da enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.
Como forma de evitar aglomerações, os profissionais do Hospital da PM assistiram à apresentação das janelas da instituição e aplaudiram o repertório que contou com músicas como We Are The Champions, da banda Queen, Hallelujah, do cantor Leonard Cohen, e o Hino da Enfermagem – esta última uma surpresa preparada especialmente pela banda para reforçar a importância deles na luta pela vida de milhões de pessoas.
“Estamos muito emocionados por sermos lembrados pela Corporação que fazemos parte, e tenho maior orgulho”, disse a enfermeira e coordenadora de Leitos do HPM, soldado Gisele Antunes.
“Além de sermos profissionais da saúde, somos também da segurança, somos pais e mães que precisam cuidar da família e dos nossos pacientes. Nós lutamos diariamente para que todos possamos retornar para os nossos lares de maneira segura”, complementou a soldado Gisele.
“Essas homenagens trazem força para continuar o trabalho. Ser lembrado a cada momento e, principalmente, no Dia Internacional da Enfermagem, a gente fica muito feliz”, disse a enfermeira e gerente de Enfermagem do HPM, Jane Testoni.
Na segunda-feira (11) a Banda de Música da PM se apresentou para os profissionais do Hospital Universitário Cajuru e do Hospital Marcelino Champagnat, que assistiram pelas janelas dos corredores. “É uma alegria levar um pouco de alento e amor através da música para acalmar o coração das pessoas”, disse o maestro da Banda, tenente Elizeu da Silva.
Para a coordenadora no Núcleo Identidade de Missão e Vocação do Grupo Marista, Nilza Maria Brenny, a missão dos profissionais da segurança é parecida com a dos profissionais da saúde. “Receber essa homenagem é um presente nesse momento tão difícil em que o Brasil e o mundo inteiro enfrentam a pandemia da Covid-19. A música alivia a dor e ameniza o estresse, é um santo remédio”.
Segundo o psicólogo do Setor de Identidade, Missão e Vocação do Grupo Marista, Sidnei Evangelista da Silva, a música traz um sentimento de paz. “A área da saúde já é desafiadora em todo momento, ainda mais agora nesse tempo que vivemos. Ao assistir a Banda de Música da PM pudemos renovar nossas energias e trazer leveza para o trabalho do dia a dia. A música tem essa capacidade de transcender, nos traz sentimentos de esperança e solidariedade”.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »