11/05/2020 às 16h18min - Atualizada em 11/05/2020 às 16h18min

Siderúrgica recebe usina solar por meio de programa da Copel

Central de Serviço do Aço, em Curitiba, foi uma das empresas selecionadas em chamada pública da Copel aberta a propostas de eficiência energética nas áreas industrial, residencial, comércio e serviços, poder público, iluminação pública e rural

- AEN
O projeto de implantação de placas solares fotovoltaicas na siderúrgica Central de Serviço do Aço (ACSO), no bairro Sítio Cercado, em Curitiba, está em fase de finalização. A usina solar faz parte do Programa de Eficiência Energética da Copel, que destina parte de sua receita operacional líquida anual em melhorias de instalações e gestão energética.
A siderúrgica foi uma das empresas selecionadas na Chamada Pública 001/2018 da Copel, aberta a propostas de eficiência energética nas áreas industrial, residencial (condomínios), comércio e serviços, poder público, iluminação pública e rural.
A unidade fabril da ACSO, que atua como uma central de serviços integrados para aços planos e longos, está instalada em uma área de 13 mil metros quadrados, com capacidade para processar 130 mil toneladas de aço por ano. A planta recebeu 1.216 painéis fotovoltaicos que terão capacidade de geração de 330 kilowatts-pico (kWp), unidade de potência energética associada a células fotovoltaicas.
O projeto recebeu R$ 2,2 milhões para a instalação de painéis solares e também para a troca de 214 pontos de iluminação antigos por modelos novos e eficientes.
“O programa aplica recursos financeiros em projetos que promovam a eficiência energética no uso final da energia, por isso é tão importante para um segmento como a indústria siderúrgica, que tem a energia como um de seus principais insumos”, destaca o diretor-geral da Copel Distribuição, Maximiliano Orfali.
O contrato da ACSO foi firmado na modalidade Contrato de Desempenho, em que o consumidor reembolsa a Copel em valores e prazos ajustados de acordo com os resultados obtidos pelo projeto. A ACSO está posicionada estrategicamente no segmento siderúrgico nacional e oferece soluções práticas e inovadoras nas principais atividades de processamento de aço.
“Um insumo significativo em termos de custo da nossa produção é a energia elétrica. Estimamos que, após implantado o projeto de eficiência energética, teremos uma redução no consumo de eletricidade na ordem de 60% a 70%, proporcionando maior competitividade à nossa empresa”, afirma o diretor de Operações da ACSO, Alexandre Rucker.
O Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel atende a legislação federal que determina que as concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica devem aplicar, anualmente, o valor equivalente a 0,40% de sua receita operacional líquida anual no desenvolvimento de programa para o incremento da eficiência energética no uso final de energia elétrica, por meio de projetos executados em instalações de consumidores.
A Chamada Pública 001/2018 da Copel selecionou no total 42 projetos, em um total de quase R$ 40 milhões de investimento.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »