11/05/2020 às 16h07min - Atualizada em 11/05/2020 às 16h07min

Rondas ostensivas são intensificadas em Curitiba

As mudanças foram feitas logo no início do isolamento social para fortalecer as ações da Polícia Militar, principalmente o apoio às equipes de Radiopatrulha, focadas no atendimento de emergência do 190

- AEN
A mudança da rotina das pessoas diante da pandemia do coronavírus fez com que a Polícia Militar readequasse o policiamento ostensivo para não deixar de atender o cidadão em todo o Estado. Em Curitiba, o 1º Comando Regional da PM (1º CRPM) modificou a aplicação das Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) já durante todo o mês de abril. Nesta semana também foi lançada uma operação para intensificar abordagens a pessoas e veículos na cidade.
As mudanças foram feitas logo no início do isolamento social para fortalecer as ações ostensivas, principalmente o apoio às equipes de Radiopatrulha (RPA), focadas no atendimento de emergência do 190. Com isso, houve 3.429 abordagens a pessoas e 671 abordagens a veículos em Curitiba, durante o mês de abril.
Na Capital, foram aprendidos cerca de 30 quilos de maconha e 20 armas de fogo. A polícia encaminhou ainda 71 pessoas a delegacias e oito veículos que tinham alerta de furto ou roubo foram recuperados no período.
De acordo com o comandante do 1º CRPM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, as mudanças foram no sentido administrativo, com a reorganização das escalas de serviço e a união de todas as equipes Rotam das unidades subordinadas ao CRPM para atuarem 24 horas por dia, sete dias da semana. “O resultado é demonstrado pelos bons índices de apreensões de armas e droga que tivemos neste mês de abril, proporcionando mais tranquilidade ao cidadão”, destaca.
NÚMEROS - O com o comandante das Rotam do 1º CRPM, capitão Marco Aurélio Xavier, explica que com a aplicação das equipes Rotam de maneira constante, inclusive durante a madrugada, foram intensificas as apreensões de armas de fogo. “Em abril, 20 armas foram retiradas de circulação, sendo nove pistolas, 11 revólveres e uma garrucha. Também foram apreendidos dois coletes balísticos”, disse.
OPERAÇÃO CURITIBA SEGURA – O 1º CRPM lançou no Regimento de Polícia Montada (RPMon), no bairro Tarumã, uma operação com as equipes Rotam para reforçar o policiamento ostensivo, buscando apreender armas, drogas e retirar de circulação pessoas foragidas da justiça. “As ações serão feitas em 30 bairros da Capital e teremos em torno de 14 bloqueios para verificar a identificação de pessoas e a documentação de veículos que possam estar com alerta de furto ou roubo”, explicou o capitão Marco.
O balanço inicial da operação registra a apreensão de duas armas (dois revólveres de calibres .32 e .38), além de 10 quilos de maconha e 2,5 gramas de cocaína. Cinco pessoas foram presas e houve um encaminhamento para assinatura de Termo Circunstanciado.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »