28/04/2020 às 12h09min - Atualizada em 28/04/2020 às 12h09min

Niterói: gratidão aos profissionais de Saúde

ISABELLE VILLAS BOAS
Ofluminense

Com o número de infectados pelo novo coronavírus aumentando a cada dia, os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à doença já receberam o título de "heróis da pandemia". Eles, que no meio do caos colocam a própria saúde em risco e não medem esforços para lutar pela vida de cada paciente, estão recebendo o reconhecimento da população.

O movimento #NiteroiAplaudeQuemCuida convoca, nesta terça-feira, às 20h, todos os moradores da cidade para um momento de aplausos nas janelas de suas casas - em forma de agradecimento pelo trabalho prestado - aos profissionais de saúde do município.

Com o mundo enfrentando uma das piores crises na saúde da história, o reconhecimento do trabalho desses profissionais também é reconhecido entre os próprios. No último dia 17 de abril, após dias afastado de suas atividades por ter sido infectado pela covid-19, o cardiologista Alexandre Vergete, de 38 anos, retornou ao Hospital Municipal Carlos Tortelly. Recebido sob salva de palmas, o médico emocionou a todos por estar de volta ao combate à doença.

Coordenador médico do Hospital Municipal Carlos Tortelly, Alexandre teve fortes dores pelo corpo e sentiu na pele que o novo coronavírus não é nada parecido com uma "gripezinha". O médico não precisou de internação, mas ficou dias em casa se recuperando da doença. Foram quase 30 dias em isolamento social, sem ver os filhos Pedro, de 8 anos, e Maria Clara, de 4.

Niterói conta atualmente com 105 pacientes curados da covid-19. A alta é sempre um momento muito comemorado pelos profissionais de saúde, como foi o caso do paciente Eduardo Marins de Mendonça, de 48 anos, que, após 13 dias internado por coronavírus, deixou o hospital sob aplausos dos médicos e enfermeiros.

Outro momento comemorado foi a alta de um casal de idosos que estava internado há 11 dias com o novo coronavírus, no Hospital Municipal Carlos Tortelly, em Niterói.

Os aposentados Nazir Ferreira de Souza, de 83 anos, e Maria do Carmo de Souza, de 76, receberam aplausos de médicos e enfermeiros no momento em que deixavam a unidade, recuperados da doença. Muito emocionados, eles agradeceram o tratamento recebido na unidade.

"Não sei como agradecer a todos os cuidados de médicos e enfermeiros, que trabalharam dia e noite, com atenção especial não só para mim, mas todos os pacientes. Até comida na boca eu recebi. Muito obrigado por tudo", disse a idosa ao deixar o hospital.

Com vitórias, mas tentando evitar um colapso, os profissionais de saúde reforçam o pedido para que todos sigam com o isolamento social.

"É necessário repetir incansavelmente a necessidade de termos a população em isolamento social, visto que as unidades de saúde (pública e privada) não suportarão um grande fluxo (procura) por assistência num mesmo momento. Nós, funcionários da saúde ou aqueles essenciais, somos pessoas com as mesmas necessidades do cidadão comum, mas estamos em batalha pela sua vida, pela nossa vida e a dos nossos familiares, por isso desejamos, pedimos, imploramos que nos ajudem ficando em casa, em segurança, com o seu conforto, com a sua família e assim, vocês deixarão a batalha ser menos árdua para nós", ressalta Elen de Lima Neves,que trabalha como fisioterapeuta em uma Policlinica Regional de Niterói e em uma Unidade intermediária, em Paquetá.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »