23/04/2020 às 15h00min - Atualizada em 23/04/2020 às 15h00min

Isolamento Social, porque é tão importante ficar em casa?

A quarentena social não tem previsão para acabar e o povo brasileiro deve continuar em casa para evitar um colapso na Saúde

- REGIANE ROMÃO
A pandemia do COVID-19, o CORONAVÍRUS mudou a rotina de todo o mundo.
A população teve que se submeter ao isolamento social e no Brasil à pelo menos um mês e meio não é possível mais transitar pelas ruas de maneira normal.
Houve em todo o país o fechamento do comércio, a fim de conter a infecção, porém há pelo menos 15 dias, algumas cidades tiveram as atividades comerciais retomadas, apesar das inúmeras restrições.
Mas o que é importante você saber durante esse período? Não, as coisas não voltaram ao normal e ainda é preciso ter muito cuidado, porque os problemas ainda estão batendo à nossa porta.
Com o comércio funcionando de forma reduzida, muitas pessoas acham que é preciso correr para as ruas e encher lojas e supermercados, mas não é bem assim.
Agora é necessário usar máscaras para sair, porém é recomendado que apenas uma pessoa da família vá para as ruas e fique o menor tempo possível exposta à um possível contágio.
Devemos higienizar todos os produtos trazidos da rua, assim como as mãos e roupas usadas na rua. Os sapatos devem ficar do lado de fora da casa, as máscaras descartáveis não devem ser usadas mais de uma vez e as de tecido devem ser deixadas de molho no alvejante por pelo menos 20 minutos.
A quarentena ainda não acabou, quem pode, deve continuar fazendo o isolamento social e só deve sair de casa quem precisa mesmo, seja para trabalhar ou para adquirir algum produto no comércio local. Sim, as viagens não são recomendadas, a visita aos amigos e familiares devem ser evitadas, porque o contágio do COVID-19 é muito rápido, e algumas pessoas não apresentam sintomas, e sendo assim, não é possível saber quem está ou não contaminado.
Os idosos, pessoas com doenças crônicas, pessoas obesas, gestantes e mulheres no puerpério são consideradas grupo de risco e devem se expor o mínimo possível pelas ruas.
As crianças são transmissores em potenciais da doença, elas se infectam e a doença causa pouco dano no organismo, porém ela pode transmitir de forma muito rápida para um adulto e esse adulto pode ter complicações, caso faça parte do grupo de risco.
O CORONAVÍRUS é uma doença que mata, embora o poder letal dela não seja tão alto, ela pode sim matar, por isso todo o cuidado é pouco.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »